Filiados/as prejudicados/as com a perda ou a postergação das férias devem procurar o sindicato para analisar as medidas cabíveis
Assembleia da base será realizada em formato online pelo Zoom, participe!
Atividade voltada para a Região Centro-Oeste ocorre de forma virtual, via Zoom, com o objetivo de debater demandas e organizar a participação dos estados no encontro nacional
Confira!
Assembleia da base será realizada em formato online pelo Zoom, participe!
(Atualizada 01/07/2026 às 17:23)NOTA PÚBLICA: Enfrentamento ao Prazo da Reitoria e Ação Política nos Campi
Prezadas e prezados Representantes de Base,
A Coordenação Sindical avalia que o prazo imposto pela Reitoria para a Consulta Pública do Regime de Trabalho (de 17/06 a 03/07) é um desrespeito à nossa categoria, sufocada com o fechamento de semestre e o lançamento de notas às vésperas das férias. Os prazos da instituição precisam respeitar a nossa realidade, e não esgotar a nossa saúde.
A imposição de prazos inexequíveis esvaziam a participação da comunidade e ignoram o chão da escola. Por isso protocolamos hoje um Ofício Sindical junto à Reitoria exigindo a ampliação imediata desse prazo para depois do recesso escolar.
Seguimos a orientação às Bases, como encaminhado em assembleia geral que os representantes continuem aglutinando os docentes nos campi para levantar as críticas e os pontos nocivos da minuta, mas agora sob a bandeira política de que só enviaremos nossas propostas quando houver tempo hábil e digno para o debate.
Acompanhem os nossos canais para os próximos desdobramentos e para a convocação das ações de pressão, caso necessário.
A luta continua!
Coordenação Sindical
Ofício no 063/2026/SINASEFE-MT
Cuiabá/MT, 01 de julho de 2026
Ao Presidente do Conselho Superior e Reitor
JULIO CÉSAR DOS SANTOS
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Assunto: Exigência de ampliação imediata do prazo da Consulta Pública sobre o Regime de Trabalho Docente
Senhor Reitor,
A Coordenação Geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – SINASEFE – Seção Sindical Mato Grosso, inscrita no CNPJ no 03.658.820/0010-54,no uso de suas atribuições legítimas de representação da categoria docente deste Instituto Federal, vem, por meio deste, manifestar sua preocupação e veemente repúdio, além de formalizar a exigência de ampliação imediata do prazo estipulado para a Consulta Pública sobre a Minuta do Regulamento Interno do Regime de Trabalho de Docência no âmbito do IFMT.
A ínfima prorrogação para encerramento do formulário de contribuições para o dia 03/07/2026 demonstra um completo desalinhamento da Reitoria com a realidade material e a rotina do chão da escola. Consideramos tal cronograma inadmissível pelas seguintes razões políticas e funcionais:
1. Ataque ao Tempo Pedagógico e Sobrecarga Laboral: O corpo docente encontra-se imerso no período mais crítico do calendário acadêmico: o fechamento de semestre/bimestre. Exigir que trabalhadores e trabalhadoras debatam uma reforma estrutural em suas carreiras enquanto cumprem prazos regulamentares de exames, correções e consolidação de diários é ignorar a severa sobrecarga e a saúde da categoria.
2. Esvaziamento da Democracia Coletiva: Uma regulamentação que impacta diretamente o regime de Dedicação Exclusiva, critérios de alteração de carga horária e direitos funcionais históricos não pode ser empurrada "goela abaixo" às vésperas do recesso escolar. Prazos exíguos sufocam o debate nos campi, transformando o que deveria ser uma construção democrática em um mero simulacro burocrático de participação.
3. Inversão de Prioridades Institucionais: Reafirmamos o princípio político de que os prazos institucionais devem caber nas agendas e respeitar a vida das pessoas, e não o contrário. A pressa administrativa da gestão não pode se sobrepor à qualidade de vida e ao direito de organização dos docentes.
Diante do exposto, esta Seção Sindical NÃO CONDESCENDERÁ com o atropelo desse processo e EXIGE:
- A imediata suspensão do prazo atual e a reabertura do calendário de debates para o período subsequente ao retorno do recesso escolar, garantindo tempo hábil para a realização de assembleias locais e formulação de propostas qualificadas pela base.
No aguardo de uma resposta célere que dialogue com o respeito devido à categoria docente, subscrevemo-nos.
Atenciosamente,
Andréia Fernanda Silva Iocca
Coordenadora-Geral SINASEFE Seção Sindical Mato Grosso