Servidores do IFMT decidiram em Assembleia Geral realizar boicote ao ponto eletrônico a partir do dia 9/9 e iniciar campanhas na segunda quinzena de setembro
Na pauta está a aprovação da campanha nacional pelo cumprimento do Termo de Acordo n.° 10/2024 e o Termo de Acordo n° 11/2024. - “Acordos feitos, promessas quebradas”
Cursos de Confeitaria e Marmitaria estão com inscrições abertas e serão oferecidos gratuitamente no IFMT Campus Bela Vista; Confira!
Sinasefe MT elege delegados e observadores para 196ª PLENA e aprova Campanha pelo cumprimento dos acordos de Greve
Pontos de pauta agora inclui discussão e aprovação da campanha de mobilização
Na manhã desta sexta-feira, 30 de agosto, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) Seção Mato Grosso realizou uma Assembleia Geral online, via Zoom, para discutir e aprovar importantes encaminhamentos em prol da valorização dos profissionais da educação federal. Durante a reunião, foram debatidos temas centrais para a categoria, culminando na aprovação de um boicote ao ponto eletrônico e na organização de campanhas pela recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e pela jornada reduzida de 30 horas para todos os profissionais da educação.
Boicote ao ponto eletrônico
A partir do dia 9 de setembro, ficou aprovado que os servidores e as servidoras do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) iniciarão um boicote ao ponto eletrônico, em protesto contra a não implementação dos Termos de Acordo previamente estabelecidos com o governo. A proposta, amplamente discutida na Assembleia, recebeu apoio majoritário dos participantes, com 22 votos favoráveis, 2 contrários e 10 abstenções.
Campanhas por recomposição orçamentária e jornada de 30 horas
Além do boicote ao ponto eletrônico, a Assembleia aprovou o lançamento de duas campanhas fundamentais para a categoria. A primeira, voltada para a recomposição orçamentária das IFES, terá início na segunda quinzena de setembro e busca sensibilizar a sociedade e o governo sobre a importância de garantir recursos adequados para o funcionamento das instituições federais de ensino.
A segunda campanha, também prevista para começar na segunda quinzena de setembro, visa à regulamentação da jornada de 30 horas semanais para todos os profissionais da educação federal, independentemente do cargo. Esta campanha será marcada por ações de visibilidade em todos os campi do IFMT, com a distribuição de faixas e outros materiais de divulgação.
Informes e próximas ações
Durante a Assembleia, também foram apresentados informes sobre o evento de previdência e aposentadoria que ocorrerá nos dias 3 e 4 de setembro, bem como sobre a participação do SINASEFE MT no próximo congresso eleitoral do 36º CONSINASEFE, onde a delegação mato-grossense estará presente com 17 representantes, superando a participação do ano anterior.
O sindicato reiterou a necessidade de diálogo contínuo com a reitoria do IFMT para garantir a segurança dos docentes que aderirem ao boicote ao ponto eletrônico, assegurando que não haja retaliações aos participantes da campanha.
As campanhas aprovadas e as ações que se seguirão são fundamentais para a defesa dos direitos dos servidores e das servidoras federais da educação, refletindo a determinação do SINASEFE MT em continuar lutando pela valorização da categoria, pelo cumprimento dos acordos assinados junto ao Governo Federal e pelo fortalecimento das instituições federais de ensino.