OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
Quem somos
HOME

Audiência Pública discute valorização das carreiras da rede federal de educação em MT

Audiência Pública discute valorização das carreiras da rede federal de educação em MT

Sinasefe Seção Mato Grosso esteve presente, junto aos comandos de greve e entidades sindicais

Saiba Mais
Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para sexta, dia 10 de maio, às 8h45, Online

Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para sexta, dia 10 de maio, às 8h45, Online

Assembleia fará Análise de um mês de greve e deliberará sobre prorrogação do mandato da atual diretoria

Saiba Mais
Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para quinta, dia 25 de abril, às 8h45, Online

Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para quinta, dia 25 de abril, às 8h45, Online

Assembleia deliberará acerca das propostas PCCTAE e EBTT e fará escolha de Delegados/as para participarem na 190ª PLENA do SINASEFE

Saiba Mais
Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

O ato, ocorrido dia 11 de abril, foi uma realização do SINASEFE Seção Mato Grosso, FASUBRA, ANDES, ADUFMAT e SINTUF-MT

Saiba Mais
Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia será realizada na Sala de Projeções do Campus. Acesse aqui o Edital de Convocação na íntegra

Saiba Mais

HOME / Noticias

Terça-Feira, 02 de Abril de 2024, 00h42   (Atualizada 02/04/2024 às 00:42)

Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril


Servidores e servidoras do IFMT reivindicam a reestruturação das carreiras de docentes e técnicos-administrativos e outras demandas
Assessoria

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) – Seção Sindical Mato Grosso realizou Assembleia Geral na tarde desta segunda-feira, dia 01 de abril, simultaneamente em 18 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

 

A Assembleia contou com a participação de servidores e servidoras docentes e técnicos-administrativos que aprovaram a Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril no IFMT CAMPUS ALTA FLORESTA, IFMT CAMPUS BARRA DO GARÇAS, IFMT CAMPUS CONFRESA, IFMT CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA, IFMT CAMPUS PONTES E LACERDA, IFMT CAMPUS PRIMAVERA DO LESTE, IFMT CAMPUS RONDONÓPOLIS, IFMT CAMPUS SORRISO, IFMT CAMPUS VÁRZEA GRANDE, IFMT CAMPUS AVANÇADO DIAMANTINO, IFMT CAMPUS AVANÇADO GUARANTÃ DO NORTE, IFMT CAMPUS AVANÇADO SINOP, IFMT CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA e IFMT REITORIA.

 

No IFMT CAMPUS AVANÇADO LUCAS DO RIO VERDE a greve foi aprovada com início no dia 15 de abril e no IFMT CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS a greve terá início no dia 22 de abril. O IFMT CAMPUS CUIABÁ OCTAYDE JORGE DA SILVA aprovou a greve e realizará nova Assembleia para redefinir a data de início, com base em prazos legais. Somente o IFMT CAMPUS JUÍNA não aprovou a deflagração de greve.

 

Diante das demandas apresentadas pelos servidores e pelas servidoras, o Sinasefe Seção Sindical Mato Grosso destaca a necessidade urgente de reestruturação das carreiras dos Técnicos-Administrativos (PCCTAE) e Docentes (EBTT), recomposição salarial das perdas inflacionárias, e a revogação de medidas que prejudicam os profissionais da educação, além da recomposição orçamentária dos Institutos Federais. Entre as principais reivindicações dos/as servidores/as estão:

- Reestruturação da Carreira PCCTAE e da Carreira EBTT;

- Recomposição Salarial (34,32% para TAEs e 22,71% para Docentes);

- Recomposição do Orçamento das Instituições Federais de Ensino;

- Revogação de medidas prejudiciais à categoria.

 

O sindicato destacou uma série de fundamentos essenciais que justificam a decisão de deflagrar a greve. Primeiramente, destaca-se que o governo federal ignorou todas as propostas de recomposição salarial entregues pelas entidades do setor da Educação Federal. Além disso, as perdas salariais acumuladas entre 2010 e 2023 são consideradas alarmantes pelos servidores. Apesar da proposta de negociação para recomposição das perdas salariais, o governo ofereceu reajuste zero em 2024, o que foi considerado inaceitável pela categoria. Outra questão crucial é o fato de o governo não ter atendido às reivindicações de equiparação dos auxílios com outros poderes, deixando os servidores em desvantagem.

 

Adicionalmente, o PCCTAE não teve uma atenuação significativa das suas perdas com o aumento emergencial de 2023, impactando diretamente o poder de compra dos trabalhadores e das trabalhadoras. A não revogação de medidas antidemocráticas também foi apontada como um motivo de insatisfação. Por fim, o subfinanciamento contínuo dos Institutos Federais foi ressaltado como um fator que afeta diretamente a qualidade da educação oferecida, contribuindo para a decisão de deflagrar a greve por tempo indeterminado.

 

"A valorização da categoria e das carreiras é essencial para a valorização da Educação, o que demanda a reestruturação das carreiras PCCTAE e EBTT para corrigir defasagens e distorções históricas, além da recomposição das perdas inflacionárias que corroeram o poder de compra nos últimos anos”, afirma o coordenador geral do Sinasefe Seção, Roni Rodrigues.

 

O SINASEFE – Seção Sindical Mato Grosso reitera seu compromisso com a luta pela valorização dos profissionais da Educação e convoca todos os servidores e servidoras a se unirem nessa causa e participarem das mobilizações. Para mais informações, acompanhe as redes sociais e o site oficial do Sinasefe MT no endereço eletrônico sinasefemt.org.br

Fonte: Assessoria
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358 9440 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR