OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
Quem somos
HOME

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

O ato, ocorrido dia 11 de abril, foi uma realização do SINASEFE Seção Mato Grosso, FASUBRA, ANDES, ADUFMAT e SINTUF-MT

Saiba Mais
Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia será realizada na Sala de Projeções do Campus. Acesse aqui o Edital de Convocação na íntegra

Saiba Mais
Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Assembleia deliberará sobre Termo de Compromisso do Governo e elegerá Delegados para 189ª PLENA e representante estadual para Comando de Greve Nacional

Saiba Mais
Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Servidores e servidoras do IFMT reivindicam a reestruturação das carreiras de docentes e técnicos-administrativos além da correção de perdas inflacionárias, revogação de medidas e recomposição orçamentária do Instituto Federal

Saiba Mais
Assembleia Geral para Deflagração de Greve no IFMT será nesta segunda, dia 01 de abril às 15h

Assembleia Geral para Deflagração de Greve no IFMT será nesta segunda, dia 01 de abril às 15h

Assembleia será realizada em modo Presencial simultaneamente em todos os Campi do IFMT

Saiba Mais

HOME / Noticias

Quinta-Feira, 13 de Abril de 2023, 20h56   (Atualizada 13/04/2023 às 20:56)

Palestra reuniu servidoras e servidores históricos do IFMT para celebrar conquista de ação trabalhista

Com cerca de 100 participantes, o evento foi marcado por reencontros, lembranças e saudade
Ahmad Jarrah

Um encontro histórico reuniu cerca de cem servidores e servidoras do IFMT, no Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, para uma palestra com o objetivo de informar sobre os valores a serem recebidos após uma conquista judicial que assegurou os direitos trabalhistas para mais de 200 trabalhadores e trabalhadoras da instituição, muitos já com mais de 60 anos de idade.

 

Desde os tempos da Escola Agrotécnica, que depois se transformou em Escola Técnica Federal (ETF), posteriormente Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) para se tornar atualmente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), um grupo de 225 servidores e servidoras luta pela conquista de seus direitos trabalhistas, que enfim foram respeitados somente agora em 2023, com apoio do Sinasefe Seção Mato Grosso.

 

A Ação Trabalhista dos Planos Econômicos - nº 0169000-49. 1991.5.23.0001 – Espólio de Acir Matoso e outros, conhecida popularmente como "Ação 91", em trâmite na Justiça do Trabalho desde 1991 protocolada pelo advogado do SINASEFE MT, finalmente foi transitada em julgado em janeiro de 2023. Com isso, 225 servidores e servidoras terão valores a receber a título de precatórios.

 

Mais do que celebrar essa grande conquista judicial, os presentes aproveitaram a ocasião para reencontrar antigos colegas de trabalho, rememorar lembranças e homenagear aqueles que já faleceram antes do resultado da ação trabalhista. 

 

O evento, organizado pelo Sinasefe Seção Mato Grosso, iniciou com um café da manhã e seguiu com uma programação de palestras com a advogada Dra. Ioni Ferreira e o advogado Dr. José Carlos Formiga, responsáveis pela ação em Mato Grosso. Eles explicaram como se darão os próximos encaminhamentos para recebimento dos valores.

 

Durante o evento, o Sinasefe MT homenageou diversos servidores e servidoras pela sua atuação profissional e serviços prestados ao longo de todos esses anos. O coordenador geral do Sinasefe Seção MT, Roni Rodrigues, prestou um tributo à professora Alenir Ferreira, uma das contempladas pela ação trabalhista e ex-presidente do Sinasefe. Alenir faleceu em 2017 aos 62 anos de idade.

 

“Passei no concurso e me filiei ao sindicato na época da saudosa professora Alenir. Esta ação trabalhista remonta a várias direções sindicais, desde o surgimento do Sinasefe com o professor Josdyr, depois com professor Ali Veggi, Ivo da Silva, professora Glaucia e a própria professora Alenir”, relembra Roni. 

 

Roni ainda destacou que o sindicato trabalhou muitos anos nesta ação, junto com a Dra. Ioni, e que hoje é possível colher os frutos deste trabalho do Sinasefe. “É uma conquista de todos os servidores, junto com o sindicato. Sentimos por esta ação ter demorado tanto, muitos companheiros que já não estão mais aqui presentes, mas finalmente a justiça foi garantida”, completou Rodrigues.

 

O coordenador geral da Seção Mato Grosso, Ivo da Silva, conta que ingressou na instituição em 1986 e foi um dos primeiros presidentes do Sinasefe MT, aproveitando pra destacar a trajetória deste trabalho iniciado há 32 anos atrás. “São 225 servidores que hoje, depois da ação dos planos econômicos ter sido transitado em julgado, poderão saber os valores que irão receber. Importante revermos antigos colegas e homenagear aqueles que já se foram”, pontuou. Dos 225 servidores beneficiados com ação, quase 70 já faleceram.

 

Ivo também fez questão de destacar a importância do Sinasefe para esta conquista. Para ele, é importante que os trabalhadores filiem-se ao sindicato, pois é ele quem defende e representa os servidores. “Aqui hoje foi expresso concretamente o quão importante é a luta do sindicato. Uma ação que fizemos lá atrás, hoje foi concluída e os servidores terão reparado aqueles valores que eles perderam antes de 1990, com os planos econômicos. Importante cada um e cada uma se filiar ao Sinasefe Seção Mato Grosso e somar conosco em novas conquistas”, finalizou.

 

ALERTA DE GOLPE

 

Diante dos valores a serem recebidos pelos servidores, os advogados Dra. Ioni e Dr. Formiga alertaram os beneficiários para ficarem atentos para a ação de golpistas, uma vez que as informações do processo judicial são públicas.

 

Os advogados orientaram todos os servidores contemplados a recusarem ligações telefônicas ou abordagens oferecendo ofertas e vantagens e negarem fazer qualquer depósito ou transferência de valores.

 

“Este é um direito já conquistado, não caiam em nenhuma história de que é necessário fazer transferência de valores ou pagamento de taxas para receber, isso é golpe”, alertou Dr. Formiga.

 

O tesoureiro do Sinasefe MT, Ali Veggi Júnior, recomendou que em caso de dúvida, os servidores e servidoras devem buscar o Sinasefe Mato Grosso presencialmente. “Foi o sindicato que pagou todas as custas judiciais deste processo, nenhum servidor teve despesa alguma até hoje, foi o Sinasefe Seção Mato Grosso que custeou tudo, inclusive os advogados. Temos assessoria jurídica disponível para prestar todos os esclarecimentos a quem precisar”, salientou.

 

Por fim, a Direção do Sinasefe MT adverte que nenhum servidor ou servidora trate da ação de outra forma que não seja com os advogados Dra Ioni Ferreira e Dr. José Carlos Formiga presencialmente, ou diretamente na sede do sindicato na Avenida Floriano Peixoto, 97, Centro, Cuiabá-MT, ao lado do Campus Octayde Jorge da Silva,

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

Fonte: Assessoria
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358 9440 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR