OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
Quem somos
HOME

Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para quinta, dia 25 de abril, às 8h45, Online

Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para quinta, dia 25 de abril, às 8h45, Online

Assembleia deliberará acerca das propostas PCCTAE e EBTT e fará escolha de Delegados/as para participarem na 190ª PLENA do SINASEFE

Saiba Mais
Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

O ato, ocorrido dia 11 de abril, foi uma realização do SINASEFE Seção Mato Grosso, FASUBRA, ANDES, ADUFMAT e SINTUF-MT

Saiba Mais
Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia será realizada na Sala de Projeções do Campus. Acesse aqui o Edital de Convocação na íntegra

Saiba Mais
Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Assembleia deliberará sobre Termo de Compromisso do Governo e elegerá Delegados para 189ª PLENA e representante estadual para Comando de Greve Nacional

Saiba Mais
Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Servidores e servidoras do IFMT reivindicam a reestruturação das carreiras de docentes e técnicos-administrativos além da correção de perdas inflacionárias, revogação de medidas e recomposição orçamentária do Instituto Federal

Saiba Mais

HOME / Noticias

Segunda-Feira, 13 de Março de 2023, 20h24   (Atualizada 13/03/2023 às 20:24)

Encontro histórico reuniu mulheres do Sinasefe MT e palestrantes em Cuiabá

O I Encontro de Mulheres do Sinasefe MT promoveu a formação e o debate sobre políticas de gênero e a presença das mulheres nos espaços de poder
Ahmad Jarrah

Histórico! Assim descreveram dezenas de participantes ao comentarem sobre I Encontro de Mulheres do Sinasefe Seção Mato Grosso, realizado na última sexta-feira, dia 10, no IFMT campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva. É a primeira vez que a Seção Mato Grosso realiza o encontro, que a partir de agora passa a fazer parte do calendário oficial do sindicato e terá periodicidade anual.

 

De acordo com uma das organizadora do Encontro, Fatima Matias, o projeto surgiu a partir da provocação feita no 3º Encontro Nacional de Mulheres do Sinasefe, realizado em Fortaleza-CE, em agosto de 2022. Na ocasião, a Seção Mato Grosso viabilizou a participação de uma delegação com dez filiadas eleitas em Assembleia para participarem de toda a programação.

 

“O objetivo é a formação. Capacitar e conscientizar sobre as questões das mulheres, com palestrantes extraordinárias, sindicalizadas, trazendo cultura e com isso formar uma política para as mulheres” explicou Fátima, que faz parte da diretoria da Seção.

 

Outra organizadora do Encontro, Tânia Luz, da base do Sinasefe MT, destacou a importância do tema. ”Aclamada em diversos acordos internacionais, a participação das mulheres nos espaços de poder se constitui numa das mais concludentes possibilidades de alteração nas condições de opressão e discriminação às quais tem marcado nossa trajetória nessa sociedade patriarcal. Somos desafiadas a superar os ditames dessa sociedade nos espaços políticos, enfrentamos uma rotina institucional que amiúde insiste em nos devolver ao espaço privado, da família. A lógica masculina se empenha em nos mantes nas conveniências do poder patriarcal. E nós sabemos que lugar de mulher é onde quisermos!”, defendeu Tânia Luz.

 

I Encontro teve dia intenso de programação e debates

O Encontro iniciou com apresentação do grupo “Conforme a Banda Toca”, formado por alunas do IFMT Cuiabá Campus Bela Vista. Com voz e violão, as alunas apresentaram algumas músicas autorais e com repertório feminista que inspirou as participantes antes das mesas de debates.

 

Referências no campo científico, profissional e nos estudos feministas e de gênero em todas as suas interfaces, as palestrantes participaram de duas mesas de debates. A primeira, “A emancipação da mulher em diversos contextos sociais”, realizada no período matutino, contou com palestra da Profa Dra Ivna Nunes, docente da UFMT que apresentou o tema “Migração e mercado de trabalho para as mulheres”.

 

Na sequência, a Profa Ma. Marilane Costa, pedagoga do IFMT, apresentou a palestra “Esperançar por novas conquistas: por emprego e renda, saúde, educação e fim da fome!”- Pedagoga IFMT Em seguida, as participantes promoveram o debate mediado pela Profa Ma. Rita Bezerra, docente aposentada IFMT.

 

Após o retorno do almoço, a programação prosseguiu no período vespertino, com a mesa “O protagonismo da mulher na sociedade”.A  Profa Dra Qelli Rocha, docente da UFMT, deu início à mesa com a apresentação do tema "Relações de Exploração e Opressão de Gênero”, onde realizou uma reconstituição histórica da gênese dos mecanismos de exploração e opressão de gênero, relacionando com o capitalismo e a contemporaneidade.

 

Depois foi a vez da Profa Dra Edna Sampaio, docente da Unemat, compartilhar experiências e vivências de sua trajetória pessoal e profissional até vereadora por Cuiabá, ao apresentar o tema “Mulheres na Política”. Edna ressaltou os desafios que existem das mulheres ocuparem espaços políticos de decisão e poder, onde ainda são minoria, e defendeu propostas como a do Encontro.

 

“Quero dizer o quanto é importante este debate, principalmente no campo sindical. Nós mulheres somos a maioria da classe trabalhadora e também, em muitos casos, a maioria da nossa base sindical. E a liderança das mulheres é incontestável na luta por melhoria de vida, por salário, por carreira, na defesa das instituições públicas e das políticas públicas” evidenciou a vereadora, ao comentar sobre a ação das mulheres do Sinasefe MT. "Então, quero parabenizar toda a direção no Sinasefe MT por esse excelente encontro, fundamental e necessário”, finalizou. 

 

A última apresentação ficou por conta da Profa Dra Tamires Coêlho, jornalista docente da UFMT, com o tema "Representações midiáticas e desafios para a igualdade de gênero”, onde ela discorreu sobre diversas questões de gênero enfrentada ainda nos meus de comunicação, nas questões de marketing e de imprensa, ilustrando com alguns casos e com reflexões às participantes. O debate seguiu com mediação da Profa Ma. Oséia Bier, docente do IFMT. Todas as palestrantes convidadas e as filiadas ao Sinasefe MT receberam certificados de participação no Encontro. O encerramento ficou por conta da artista Gê Lacerda apresentando o show musical Negra Flor.

 

Por fim, a coordenadora da finanças do Sinasefe Seção MT , Mercia Castro, desejou vida longa ao Encontro. Em suas palavras, "assim como expressa o título do evento, considero que este I Encontro de mulheres seja como a Pedra Fundamental de um despertar motivacional nas servidoras para que desejem ocupar os diversos espaços de poder não somente no âmbito do IFMT,  mas na sociedade como um todo, pois capacidade e competência necessária todas possuem. Desejo que esse evento seja a faísca necessária para este despertar e vir a mudar a realidade atual, na qual de 19 Campi do IFMT,  apenas 2 tem a sua Diretoria Geral representada por uma mulher, que é o Campi de Barra do Garças e Pontes e Lacerda. Precisamos nos unir e mudar essa realidade”, concluiu.

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO ENCONTRO

Fonte: Assessoria
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358 9440 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR