OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
Quem somos
HOME

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

O ato, ocorrido dia 11 de abril, foi uma realização do SINASEFE Seção Mato Grosso, FASUBRA, ANDES, ADUFMAT e SINTUF-MT

Saiba Mais
Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia será realizada na Sala de Projeções do Campus. Acesse aqui o Edital de Convocação na íntegra

Saiba Mais
Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Assembleia deliberará sobre Termo de Compromisso do Governo e elegerá Delegados para 189ª PLENA e representante estadual para Comando de Greve Nacional

Saiba Mais
Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Servidores e servidoras do IFMT reivindicam a reestruturação das carreiras de docentes e técnicos-administrativos além da correção de perdas inflacionárias, revogação de medidas e recomposição orçamentária do Instituto Federal

Saiba Mais
Assembleia Geral para Deflagração de Greve no IFMT será nesta segunda, dia 01 de abril às 15h

Assembleia Geral para Deflagração de Greve no IFMT será nesta segunda, dia 01 de abril às 15h

Assembleia será realizada em modo Presencial simultaneamente em todos os Campi do IFMT

Saiba Mais

HOME / Noticias

Segunda-Feira, 13 de Fevereiro de 2023, 21h28   (Atualizada 13/02/2023 às 21:28)

Sinasefe apresenta proposta de Reestruturação do PCCTAE e Racionalização dos cargos técnicos-administrativos

Documento apresentado na 178ª PLENA propõe reorganização dos níveis de classificação, novo piso salarial, aumento do Step para 5%, além do reajuste linear de 26,94%. Acesse na íntegra!
Assessoria

A Comissão Nacional de Supervisão do Sinasefe apresentou na 178ª PLENA, realizada no último final de semana em Brasília, um estudo e uma minuta de propostas para a reestruturação da Carreira dos Cargos Técnicos Administrativos em Educação (PCCTAE).

 

Diante do congelamento histórico dos rendimentos dos TAEs e da deterioração do poder de compra, a proposta de reajuste salarial linear de 26,94% aprovada pela plenária nacional e estadual é insuficiente para corrigir a defasagem identificada.

 

O Cálculo das Perdas Salariais do Período de 2010 a 2022, de acordo com o estudo apresentado, aponta que as perdas salariais acumuladas pelos TAEs nesses últimos doze anos chegam a 62,29%.

 

Para avançar na reestruturação do PCCTAE, entre as propostas estão a reestruturação da malha salarial do PCCTAE com a manutenção do número de 16 padrões de vencimento, retomando a estrutura original do PCCTAE de 2005 e 2006, o reajuste do piso da tabela do PCCTAE para o mínimo de R$ 2.426,46 e o aumento do Step de progressão para 5%.

 

“O Step é a mudança do padrão de vencimento anterior para o próximo padrão de vencimento na progressão por desempenho. A nossa carreira tem 49 padrões de vencimento e a proposta é aumentar de 3,9% para 5% esse padrão de vencimento de um para o outro”, destaca Roni Rodrigues, coordenador geral do Sinasefe Seção Matp Grosso e técnico-administrativo educacional do IFMT, que participou da plenária nacional.

 

A capacitação profissional foi abordada, com a necessidade de garantia do processo de formação continuada, a partir da Capacitação Profissional e da Qualificação Acadêmica, não só de maneira individual, mas também com implantação do Incentivo à Qualificação (IQ), como resultado de uma política em rede dos IFs em conjunto com o Governo Federal.

 

A tabela de percentuais de incentivo à qualificação foi anexada à proposta para o Reconhecimento de Saberes e Competências dos Técnico-Administrativos em Educação (RSC-TAE).

 

RACIONALIZAÇÃO DOS CARGOS DO PCCTAE

 

O documento apresenta uma proposta de racionalização dos cargos do PCCTAE, reduzindo o número de cargos, aglutinando-os por convergência de tipo ou funções executadas.

Também foi apresentada uma tabela de racionalização com todos os cargos descritos em cada nível e a proposta de ajuste, com base no artigo 18 da Lei nº 11.091/2005 que dispõe sobre o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação.

 

GTs CARREIRA SEÇÃO MATO GROSSO SERÃO CRIADOS

 

Foi deliberado na 178ª PLENA a criação de GTs Carreira em cada seção sindical para que a minuta de propostas seja analisada e posteriormente encaminhada em sua versão final ao GT Carreira Nacional para ser colocada à votação em uma próxima PLENA.

 

No Sinasefe Seção Mato Grosso serão criados dois GTs Carreira, um específico para os Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) e outro para os Docentes. A iniciativa é que este espaço reúna todos os debates, ideias, propostas e sugestões para a reestruturação das carreiras.

 

Os GTs Carreira da Seção Mato Grosso analisarão a minuta de proposta apresentada pela CNS e e construirão a versão que será votada em assembleia para ser encaminhada, posteriormente, à próxima PLENA.

 

O GT Carreira TAE e o GT Carreira Docente da Seção MT serão instalados por resolução e abertos à participação de qualquer filiado ou filiada interessado. Nos próximos dias uma nova assembleia geral da seção será convocada para deliberar sobre a comissão e a contraproposta do reajuste linear que será apresentada no dia 16/02 aos servidores públicos federais na Mesa de Negociação com o Governo.

 

ACESSE O DOCUMENTO DA CNS/SINASEFE NA ÍNTEGRA CLICANDO AQUI!

Fonte: Assessoria
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358 9440 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR