OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
Quem somos
HOME

Plano de Saúde Unimed: Sem Carência e Sob Gestão do Sindicato

Plano de Saúde Unimed: Sem Carência e Sob Gestão do Sindicato

Sinasefe Seção Mato Grosso assegura benefício exclusivo para filiados/as

Saiba Mais
Seção MT participa do 35º CONSINASEFE e contribui com teses estatuintes e de carreira

Seção MT participa do 35º CONSINASEFE e contribui com teses estatuintes e de carreira

Congresso Nacional foi realizado de 15 a 19 de novembro em Brasília e contou com participação de 14 delegados/as da Seção. Entre os encaminhamentos aprovados está uma agenda de mobilização e luta, incluindo a construção de uma greve geral para 2024

Saiba Mais
Sinasefe Seção MT convoca Assembleia no dia 7 para debater Paralisação

Sinasefe Seção MT convoca Assembleia no dia 7 para debater Paralisação

A Assembleia será realizada em formato híbrido, online pelo Zoom e presencial nos campi onde há Delegacia Sindical

Saiba Mais
SINASEFE Seção MT informa que convênios de plano de saúde Unimed serão feitos diretamente pelo sindicato, sem corretora

SINASEFE Seção MT informa que convênios de plano de saúde Unimed serão feitos diretamente pelo sindicato, sem corretora

Medida gerará economia para novos convênios. Direção da Seção Sindical comunica ainda que nenhuma corretora está autorizada pelo sindicato a vender plano de saúde a servidores/as

Saiba Mais
Sinasefe Seção MT elege delegados(as) que participarão do 35º CONSINASEFE

Sinasefe Seção MT elege delegados(as) que participarão do 35º CONSINASEFE

Eleição foi realizada em assembleia geral online pelo Zoom, na terça-feira (24), e contou com mais de 80 participantes. Confira o resultado da apuração!

Saiba Mais

HOME / NOTÍCIAS

Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2022, 20h27   (Atualizada 30/09/2022 às 20:27)

Servidor público em licença para capacitação e pós-graduação tem direito a férias

Servidores ativos poderão computar o período de licença para férias e seu adicional. Servidor aposentado também tem direito.
Assessoria

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região publicou no dia 14 de setembro em seu Boletim Federal de Jurisprudência a possibilidade do servidor público em afastamento por capacitação ter direito às férias e seu respectivo adicional.

 

De acordo com o documento assinado pela desembargadora federal Maura Moraes Tayer, todo servidor e servidora têm direito às férias acumuladas durante o período de licença para capacitação profissional e para participar de programa de pós-graduação. O parecer se sustenta no artigo 102 da Lei nº 8.112/90.

 

"O servidor público federal tem direito de computar o período de licença para capacitação profissional e para participar de programa de pós-graduação stricto sensu para férias, em vista da previsão expressa de que o afastamento deve ser considerado de efetivo exercício", afirma trecho do documento.

 

Aquele servidor que se aposentou e não recebeu as férias adquiridas durante o período em que estava na ativa também tem direito.

 

"É devida a conversão de férias não gozadas em indenização pecuniária aos servidores que tiveram rompido o vínculo com a Administração Pública pela aposentadoria", esclarece o documento.

 

O advogado Laelço Júnior, da assessoria jurídica do Sinasefe Mato Grosso, explica que quando o servidor ou servidora se aposenta, todas as férias acumuladas referentes ao período anterior à aposentadoria não poderão ser usufruídas, e portanto ele terá direito ao recebimento dos valores devidos em forma de indenização.

 

"Quando o servidor se aposenta, não tem como ele gozar das férias posteriormente. Então, ele tem direito ao pagamento proporcional do período devido antes de se aposentar", confirma Laelço.

 

A assessoria jurídica do Sinasefe Mato Grosso ainda ressalta que todos os servidores e servidoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) poderão se beneficiar do direito constante no art. 102 da Lei n.º 8.112/90 e declarado na jurisprudência.

 

A pauta é precedente do Superior Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e do próprio TRF, onde obteve votação unânime. Em breve, o Sinasefe Mato Grosso trará mais informações aos seus filiados e filiadas sobre esse direito.

Fonte: Assessoria
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358 9440 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2023 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR