O Sinasefe Seção Mato Grosso e entidades sindicais do estado realizarão nesta quinta-feira (11) às 19 horas a Leitura Pública da Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, no Auditório da Escola Liceu Cuiabano. O ato acontecerá simultaneamente em dezenas de cidades brasileiras e celebra a democracia.
Atendimentos iniciaram no dia 01 de junho e dão vazão a uma demanda reprimida do sindicato
Ação incluiu exercícios terapêuticos, café da manhã e entrega de kit atividade
Em 32 anos de história, esta foi a primeira assembleia geral exclusiva de mulheres filiadas ao Sinasefe-MT; Servidoras deliberaram sobre Encontro Nacional e debateram equidade de gênero
Reunião será online nesta quinta (07) às 17h pelo aplicativo Google Meet
Reunião foi realizada presencialmente na sede do sindicato na última quinta-feira (29)
Reunião foi realizada online na última terça-feira (28)
A Coordenação Geral do SINASEFE – Seção Sindical Mato Grosso, inscrita no CNPJ/MF sob o no 03.658.820/0010-54, com sede na Rua Marechal Floriano Peixoto, no 97, Centro Norte, Cuiabá-MT, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, vem CONVOCAR todos (as) os(as) servidores(as), sindicalizados(as) para ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada no dia 28 de junho de 2022 (terça-feira), com primeira chamada às 17 horas e segunda chamada às 17h15, pelo aplicativo Google meet.
Ação foi protocolada nesta quinta-feira (23) na 3ª Vara Federal Cível de MT
Sob a gestão de Vitor Godoy Veiga, que assumiu após os escândalos de corrupção envolvendo Milton Ribeiro virem à tona, o Ministério da Educação (MEC) tem o menor orçamento da década, deixando Universidades e Institutos Federais em estado crítico.
Trabalhadores e trabalhadoras da Educação, docentes, técnicos-administrativos, entidades sindicais e estudantis apresentam pauta unificada da Educação Federal.
Escritório contratado prestará serviços ao sindicato e aos servidores e servidoras do IFMT sindicalizados
Com o crescente aumento no número de casos de infectados por coronavírus, medida visa proteger a vida dos trabalhadores e trabalhadoras do IFMT que possuem comorbidades.
Servidores e servidoras votaram nesta segunda-feira (13), nenhum campi do IFMT aderiu à greve.
#9J mobilizou estudantes de instituições federais em diversas cidades brasileiras
Sinasefe-MT publicou convocação para servidores do campus Cuiabá Bela Vista e campus Várzea Grande
Manifestações acontecerão nesta quinta-feira (9) em todo o Brasil. Em Cuiabá, protesto será na Praça Alencastro às 14h.
Dos 19 campi no estado, apenas o campus Cuiabá Bela Vista aderiu à greve
Servidores do IFMT organizam agenda de reuniões presenciais
A Direção Nacional do SINASEFE divulgou para as suas bases sindicais uma cartilha orientativa e explicativa a respeito do direito de greve e luta da categoria pela recomposição salarial de 19,99%
A Diretoria do SINASEFE MT torna público o resultado do edital de seleção de assessoria de imprensa e redes sociais. O documento oficial pode ser visualizado em nosso site.
O SINASEFE MT convoca todos os servidores e servidoras do IFMT para participarem da assembleia geral extraordinária que será realizada na próxima segunda-feira (30), às 10h15, através do Google Meet.
O SINASEFE MT torna público o resultado final do edital de seleção e contratação de assessoria jurídica do sindicato. Após as fases e prazos regimentares serem cumpridos, o resultado já está disponível para acesso a quem possa interessar.
A Diretoria do SINASEFE MT publicou um edital retificador ao edital 002/2022 de seleção e contratação de assessoria de comunicação e produção de vídeos
Sob a gestão de Vitor Godoy Veiga, que assumiu após os escândalos de corrupção envolvendo Milton Ribeiro virem à tona, o Ministério da Educação (MEC) tem o menor orçamento da década, deixando Universidades e Institutos Federais em estado crítico.
Segundo levantamento de dados da CNN, com base em informações do painel da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), cerca de 88% das faculdades federais tiveram prejuízos milionários após o corte mais recente de 7,2% no orçamento feito pelo Governo Federal.
A análise foi realizada levando em consideração o orçamento das 69 instituições federais localizadas no país, mas a medida de austeridade do governo também afeta o orçamento dito “discricionário” de entidades vinculadas ao MEC, como a Capes (que coordena os cursos de pós-graduação), a Ebserh (que gerencia hospitais universitários) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que auxilia estados e municípios a garantir educação básica de qualidade.
O “orçamento discricionário” se refere aos valores que cada universidade pode definir como aplicar, excluindo despesas obrigatórias como salários e aposentadorias de professores.
Vai e volta
Em ofício enviado às reitorias no final de maio, o MEC informou que “[…] foi efetivado na data de hoje, 27/05/2022, bloqueio da dotação atual em todas as Unidades Orçamentárias – UOs do MEC, na mesma proporção definida para o órgão, de 14,5%”.
Após enorme pressão das Instituições Federais de Ensino, o MEC recuou, no dia 3 de junho, e comunicou aos reitores a redução, de 14,5% para 7,2%, do corte realizado pelo governo federal no orçamento destinado a custeio e investimento. Na prática, o valor cortado caiu de R$ 3,2 bilhões para R$ 1,6 bilhão.
Esse recuo, no entanto, não melhorou estruturalmente a situação, fazendo com que Universidades e Institutos Federais tenham dificuldades para garantir o pagamentos de todas as despesas de custeio.
Por essa razão, o SINASEFE segue na luta em defesa do ensino até que todos esses cortes sejam revogados e o orçamento da Educação seja recomposto.