Reunião será online no dia 28 de setembro às 18h30 e tem o Encontro Regional de Mulheres do Centro Oeste como pauta única, confira a convocação
As assembleias gerais de campus acontecerão presencialmente nos dias 19, 20 e 21 de setembro com presença da Direção da Seção Sindical Mato Grosso
Assembleia definirá delegados(as) para a 184ª PLENA. Se inscreva pelo Zoom para participar!
As assembleias gerais de campus ocorrerão presencialmente nos dias 12, 13 e 14 de setembro
Realizado em dezenas de cidades brasileiras, o dia de Mobilização Nacional em Defesa da Educação Pública 9J aconteceu na tarde da última quinta-feira (9) em Cuiabá, com participação de centenas de estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) dos campi Cuiabá Bela Vista, Cuiabá Octayde Jorge da Silva e Várzea Grande, além de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso.
O ato contou com o apoio do Sinasefe Seção Sindical Mato Grosso e participação de técnicos e docentes filiados. Presente na manifestação, o coordenador geral do Sinasefe-MT, Ivo da Silva, frisou a agenda de luta do sindicato em defesa da categoria. “Viemos às ruas de Cuiabá junto com os estudantes, para manifestar nosso repúdio ao corte no orçamento das instituições federais de ensino, universidades e institutos federais. Estamos também, enquanto servidores públicos federais, reivindicando a recomposição salarial de 19,99%”, declarou Ivo.
A manifestação iniciou às 14h com concentração na Praça Alencastro. Os estudantes saíram em percurso pelas principais avenidas do centro de Cuiabá, avenida Getúlio Vargas, Isaac Póvoas e Prainha, carregando cartazes e faixas com mensagens em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para todos e todas, contra os cortes no orçamento das instituições federais, em defesa do serviço público, e também críticos à gestão das políticas educacionais pelo Governo Federal.
Outra pauta reivindicada é a derrubada, no Congresso Nacional, da PEC 206/2019, que prevê a cobrança de mensalidades em universidades públicas. Contrários à proposta, os manifestantes demonstraram sua indignação com o desmonte das políticas públicas para a educação que vem sendo promovido no Brasil.
Mais de mil pessoas participaram do ato, que contou com adesão de populares durante o percurso. No carro de som, representantes de sindicatos e do movimento estudantil conscientizaram a população sobre as pautas defendidas pelo movimento. Além do Sinasefe-MT, estiveram presentes Adufmat, Andes, Sintuf, Sindsep, Sindjufe, Fasubra, UBES, UEE, UNE, diretórios acadêmicos e grêmios estudantis.
CLIQUE AQUI e veja nossa galeria de fotos do #9J