A chapa vencedora do pleito que elegeu a nova diretoria do SINASEFE MT tomou posse na noite desta quarta-feira (13), em uma assembleia híbrida que aconteceu presencialmente no auditório do campus Cuiabá e que também foi transmitida pelo Google Meet. Na oportunidade, também foram empossados os servidores que farão parte do Conselho Fiscal.
Estiveram presentes os membros da chapa 02 "Reconstrução e Unidade", professores e técnicos administrativos da instituição, representantes de outros sindicatos e categorias, além do reitor do IFMT, Júlio César Santos.
Para o membro da comissão eleitoral responsável pela condução das eleições, Matheus de Mesquita e Pontes o processo eleitoral foi muito importante para a politização dos servidores e servidoras da instituição. "É fundamental que a próxima gestão tenha a capacidade de se aproximar ainda mais dos filiados e filiadas aperfeiçoando a comunicação e expandindo a capacidade de mobilização, principalmente neste momento da campanha salarial de 2022", destacou Matheus.
O coordenador geral do sindicato Ivo da Silva ponderou que os próximos dois anos serão desafiadores. "Nossa grande missão é mobilizar por dentro da instituição, trazendo os não-filiados para a nossa base e encaminhar com responsabilidade a nossa pauta de recomposição salarial. Teremos que organizar administrativamente o sindicato e fazer uma gestão forte para os ativos e aposentados com uma agenda de visita permanente em todos os campus do instituto federal", defendeu Ivo.
Em seu discurso, o coordenador geral Roni Rodrigues defendeu que a nova diretoria vai propor mudanças profundas para fortalecer o sindicato e disponibilizar que a estrutura sindical seja acessível a todos e todas. "Além de uma forte campanha de filiação, vamos promover a transparência das ações e contas do SINASEFE MT. Somente com a participação de um maior número de servidores e servidoras seremos capazes de fazer um sindicato forte. Estamos à disposição de todos, não vamos nos esconder da luta!”, pontuou Roni.
A chapa vencedora também conta com a participação de servidores que pela primeira vez estão atuando na direção sindical. É o caso da coordenadora de administração e finanças Mércia Maria Castro, técnica administrativa lotada no campus Cuiabá, que pela primeira vez se envolve nas ações sindicais, mas que tem uma trajetória de lisura e sucesso enquanto assistente administrativa. “Eu vejo esta oportunidade de ocupar este espaço com muita responsabilidade. Estou aqui para reforçar que as mulheres são bem-vindas e devem participar ativamente dos espaços de poder”, disse Mércia.
A nova Diretoria e Conselho Fiscal empossados seguem na gestão até o mês de abril de 2024.