OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
Quem so
HOME

SINASEFE MT divulga lista final de inscritos no edital de assessoria de comunicação

SINASEFE MT divulga lista final de inscritos no edital de assessoria de comunicação

Seguindo os ritos necessários para proporcionar transparência e celeridade no processo de seleção e contratação dos serviços de assessoria de comunicação e produção de vídeos, o SINASEFE MT divulgou no site a relação final dos inscritos no processo.

Saiba Mais
SINASEFE MT divulga resultado preliminar de inscritos no edital de seleção e contratação de assessoria de comunicação

SINASEFE MT divulga resultado preliminar de inscritos no edital de seleção e contratação de assessoria de comunicação

A Diretoria do SINASEFE MT torna público o resultado preliminar dos inscritos no edital de seleção e contratação de assessoria de comunicação e produção de vídeos. O documento pode ser visualizado em nosso site.

Saiba Mais
SINASEFE MT divulga dia e horário de entrevistas dos selecionados no edital de assessoria jurídica

SINASEFE MT divulga dia e horário de entrevistas dos selecionados no edital de assessoria jurídica

O SINASEFE MT torna público os horários e datas das entrevistas dos selecionados no edital de contratação da assessoria jurídica do sindicato. O documento pode ser visualizado em nosso site.

Saiba Mais
Resultado Final do edital de seleção e contratação Assessoria Jurídica é publicado

Resultado Final do edital de seleção e contratação Assessoria Jurídica é publicado

O SINASEFE MT divulgou na noite desta quarta-feira (18), o resultado final das inscrições do edital de seleção e contratação dos serviços de assessoria jurídica para o sindicato. 

Saiba Mais
Seção Mato Grosso participa do 34º CONSINASEFE e elege 3 servidores para compor a Direção Nacional do sindicato

Seção Mato Grosso participa do 34º CONSINASEFE e elege 3 servidores para compor a Direção Nacional do sindicato

Entre os dias 12 e 15 de maio, professores e técnicos administrativos de todas as seções sindicais do país se reuniram em Brasília durante o 34º CONSINASEFE. O evento contou com a participação de 459 delegados e delegadas, além de 150 observadores.

Saiba Mais

HOME / NOTÍCIAS

Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2022, 16h30   (Atualizada 25/01/2022 às 16:30)

SINASEFE-MT alerta professores e estudantes sobre risco de (re) contaminação pela variante Omicron

SOBRE A NOVA ONDA

Mais uma vez o ano se inicia cheio de incertezas e temores. Depois de um longo período com pouquíssimas informações sobre a COVID e suas vítimas, assistimos a explosão de casos, a expansão de uma nova variante, a lotação das UTI’s, e, agora, a morte de crianças. Outra vez, há mais perguntas que respostas e, tornando ainda mais dramático o momento, o que parece haver é um descaso das autoridades.

 

No que se refere ao IFMT – Instituto de Educação CIÊNCIA e Tecnologia, causa profundo mal-estar ler as novas Instruções Normativas, que contrariando orientações de renomados cientistas, seguem a prática de banalização da vida, tanto por indicar uso de máscaras que, segundo estudiosos, não protegem em absoluto, quanto por reduzir os indicadores o que faz com que o retorno das atividades presenciais se uma espécie de jogo em que se aposta em um número e, no mais, se espera que a sorte seja favorável.

 

Tomemos como exemplo a IN 02/2022 que, em caso de contaminação pela COVID, recomenda, no  item 3.2.2, afastamento de 7 dias. Tal situação coloca em risco a comunidade acadêmica e segue fielmente a nota técnica do Governo Federal que não atende aos critérios científicos.

 

O período de afastamento recomendado coloca-nos diante de outro grave problema, que é a dificuldade de testagem. Servidores que testam positivo recebem recomendação médica para mais 7 (sete) dias de isolamento, para além dos primeiros 7 (sete) dias iniciais. No entanto, é de conhecimento público a falta de testes, a dificuldade de realiza-los na Saúde Pública. Como, então, retornar ao trabalho presencial? Coloca-se, então, em risco todo o coletivo?

 

No item 3.2.8.1 à exigência de EPI, lê-se: “Em atendimento a lei e como medida sanitária, serão disponibilizadas aos servidores, estagiários e estudantes, máscaras de tecido”, ao passo que os profissionais da ciência alertam que a necessidade, para garantia da proteção, é de máscaras que apresentam códigos de certificação, não máscaras artesanais.

 

Ao estabelecer, como no item 3.2.11 que “todos os servidores são responsáveis pela fiscalização e orientação quanto à manutenção do distanciamento social em todos os ambientes e unidades, especialmente em ambientes de lazer ou durante os intervalos de trabalho”, a responsabilidade da gestão é transferida para os servidores que terão que se dedicar ao cuidado para as garantias da segurança mínima e, consequentemente, deixando de exercer sua função.

 

O ponto eletrônico segue sendo exigido dos técnicos e terceirizados, como se estes fossem imunes à COVID. 

 

Com a recusa da exigência de procedimentos de controle de pessoas que se negam a utilizar máscara e critérios de biossegurança, que atitude tomar? Como evitar o contato com as demais pessoas? 

 

As questões estão postas, choramos nossos colegas que partem levados pelas complicações da COVID e, em silêncio indiferente, permitimos que a doença siga seu curso de destruição.

Fonte:
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358 9440 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR