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Sinasefe MT reúne aposentados(as) do IFMT, apresenta ações e prepara cronograma de atividades

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Reunião foi realizada presencialmente na sede do sindicato na última quinta-feira (29)

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Em Assembleia, categoria elege delegados da Seção MT para 175ª PLENA

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Reunião foi realizada online na última terça-feira (28)

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Assembleia Geral Extraordinária é convocada para esta terça-feira (28) em formato online

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A Coordenação Geral do SINASEFE – Seção Sindical Mato Grosso, inscrita no CNPJ/MF sob o no 03.658.820/0010-54, com sede na Rua Marechal Floriano Peixoto, no 97, Centro Norte, Cuiabá-MT, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, vem CONVOCAR todos (as) os(as) servidores(as), sindicalizados(as) para ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada no dia 28 de junho de 2022 (terça-feira), com primeira chamada às 17 horas e segunda chamada às 17h15, pelo aplicativo Google meet. 

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Sinasefe MT protocola Ação Civil Pública em defesa de aposentados, aposentadas e pensionistas do IFMT

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Ação foi protocolada nesta quinta-feira (23) na 3ª Vara Federal Cível de MT

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Educação tem menor orçamento da década

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Sob a gestão de Vitor Godoy Veiga, que assumiu após os escândalos de corrupção envolvendo Milton Ribeiro virem à tona, o Ministério da Educação (MEC) tem o menor orçamento da década, deixando Universidades e Institutos Federais em estado crítico.

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Sinasefe e instituições em defesa da educação protocolam proposta de pauta unificada da educação

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Escritório contratado prestará serviços ao sindicato e aos servidores e servidoras do IFMT sindicalizados

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Sinasefe defende teletrabalho para servidores e servidoras dos grupos de risco da Covid-19

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Com o crescente aumento no número de casos de infectados por coronavírus, medida visa proteger a vida dos trabalhadores e trabalhadoras do IFMT que possuem comorbidades.

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IFMT campi Cuiabá Bela Vista e Várzea Grande decidem não paralisar as atividades

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#9J mobilizou estudantes de instituições federais em diversas cidades brasileiras

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Sinasefe-MT participa de ato contra os cortes na Educação

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Manifestações acontecerão nesta quinta-feira (9) em todo o Brasil. Em Cuiabá, protesto será na Praça Alencastro às 14h.

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Dos 19 campi no estado, apenas o campus Cuiabá Bela Vista aderiu à greve

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Cartilha de greve é divulgada pelo SINASEFE Nacional

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A Direção Nacional do SINASEFE divulgou para as suas bases sindicais uma cartilha orientativa e explicativa a respeito do direito de greve e luta da categoria pela recomposição salarial de 19,99%

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Resultado Final do edital de contratação Assessoria de Imprensa é publicado

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A Diretoria do SINASEFE MT torna público o resultado do edital de seleção de assessoria de imprensa e redes sociais. O documento oficial pode ser visualizado em nosso site.

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Sindicato convoca servidores e servidoras de todos os campi para Assembleia Geral

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O SINASEFE MT convoca todos os servidores e servidoras do IFMT para participarem da assembleia geral extraordinária que será realizada na próxima segunda-feira (30), às 10h15, através do Google Meet.

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Resultado Final do edital de contratação Assessoria Jurídica é publicado

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O SINASEFE MT torna público o resultado final do edital de seleção e contratação de assessoria jurídica do sindicato. Após as fases e prazos regimentares serem cumpridos, o resultado já está disponível para acesso a quem possa interessar.

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A Diretoria do SINASEFE MT publicou um edital retificador ao edital 002/2022 de seleção e contratação de assessoria de comunicação e produção de vídeos

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Quarta-Feira, 03 de Fevereiro de 2021, 12h56   (Atualizada 03/02/2021 às 12:56)

Porque não retornar às aulas presenciais no Brasil

É HORA DE VOLTARMOS ÀS AULAS PRESENCIAIS NO BRASIL? 

 

Não se entende a realidade sem se olhar para ela. Esta constatação, mesmo que pareça óbvia, mais do nunca, neste momento, precisa ser nosso norte para pensarmos em ações que impactam nossa sociedade e reverberarão na vida de todos (e todas) nós 

 

Antes, então, de falar sobre a possibilidade de volta presencial às aulas, é importante relembrarmos nossa atual conjuntura, com atenção redobrada, tanto ao que ela revela, explicitamente, quanto ao que ela sugere, em entrelinhas que estão – e estarão – manchadas de sangue 

  

  • 225 mil mortos por COVID-19 e quase 10 milhões de casos confirmados da doença em nosso país.  

  • Colapso do Sistema de Saúde em alguns estados. Falta de oxigênio e material hospitalar básico 

  • Ações descoordenadas das três esferas do poder público (Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e Ministério da Saúde).  

  • Governo Federal negacionista: com presidente da República que ataca e desrespeita as pessoas, a imprensa, os trabalhadores e as trabalhadoras, ignora medidas e, com o discurso de salvar a economia, destrói vidas e a própria economia; e com troca de ministro da saúde, por três vezes, durante a pandemia, sendo o atual alguém que desconhece o SUS (em suas próprias palavras), não tem formação, nem experiência, em saúde, não possui autonomia (nem vontade) e, consequentemente, fortalece a mortalidade e o vírus.        

  • Brasil com a pior gestão governamental em relação à  COVID-19, conforme comparação mundial de 98 países de todos os continentes (cf. Lowy Institute).  

  • 20 vacinas em desenvolvimento no mundo (3ª fase de testes clínicos) com 3 aprovadas para uso definitivo e 7 liberadas para uso emergencial em diversos países, com mais de 75 milhões de pessoas vacinadas no planeta. Em nosso país, apenas 2 milhões de vacinados.  

  • Duas vacinas aprovadas para uso emergencial no país, com esforços, diretos e indiretos, do Governo Federal para que elas não sejam importadas, produzidas ou aplicadas.     

  • Ausência de um plano nacional de vacinação.  

  • Falta de doses de vacinas, ou por incompetência governamental (e má vontade) em planejar e comprar, ou pelo desmonte de órgãos públicos que poderiam produzir a vacina em território nacional.   

  • Faltam seringas e agulhas. 

  • Como diria Manoel de Barros, em um contexto poético muito melhor e mais bonito, “etc., etc.,  etc.”. 

 

 

Retomemos, então, nossa pergunta: É hora de voltarmos às aulas presenciais no Brasil? E, para responder, podemos acrescentar: Como ignorar esta realidade que está posta, batendo a nossa porta, arrombando nossos lares e produzindo tantas mortes que chega a faltar covas? 

 

Um dos argumentos usados para justificar a volta às aulas é o de que bares e shoppings estão abertos. A questão, neste caso, é uma falsa analogia. Estes espaços estão abertos, mas não deveriam. E, se for permitido, apelemos para um clichê da sabedoria popular: “um erro não justifica outro”. O debate, dito isto em outras palavras, não deveria ser, para coadunar com shoppings e bares, a abertura de escola, mas o fechamento de tudo.  

 

Nossas crianças, adolescentes e jovens estão perdendo o ano letivo. Faz sentido, contudo, para recuperá-lo, colocarmos em risco os anos vindouros, deles e delas e de seus familiares? Um estudo do Grupo de especialistas em planejamento da Universidade de Granada aponta que uma sala com 20 discentes, em dois dias, implica 808 contatos cruzados. Ano letivo se recupera, vidas perdidas não (e, reitera-se: por que o óbvio precisa ser dito? Talvez porque, em meio a tantas perdasmortes e maus exemplos de quem preside o nosso paísperdemos de vista o que efetivamente importa, com quem e com o que devemos nos preocupar) 

 

A realidade observada comprova um genocídio de gente pobre e, preferencialmente, preta, ou seja, aqueles e aquelas que utilizam a educação pública, coincidentemente, a mesma que, sendo sucateada, não tem condições mínimas para implementar barreiras sanitárias e cuidados de prevenção 

 

Olhemos, então, a realidade que está posta da forma mais brutal possível. Defender a volta às aulas é ser cúmplice deste genocídio. Não temos, então, que pedir que a história futura registre este crime. Temos que lutar para que, hoje, mais vidas não sejam perdidas.  

Fonte: Paulo Pimentel
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