Reunião foi realizada presencialmente na sede do sindicato na última quinta-feira (29)
Reunião foi realizada online na última terça-feira (28)
A Coordenação Geral do SINASEFE – Seção Sindical Mato Grosso, inscrita no CNPJ/MF sob o no 03.658.820/0010-54, com sede na Rua Marechal Floriano Peixoto, no 97, Centro Norte, Cuiabá-MT, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, vem CONVOCAR todos (as) os(as) servidores(as), sindicalizados(as) para ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada no dia 28 de junho de 2022 (terça-feira), com primeira chamada às 17 horas e segunda chamada às 17h15, pelo aplicativo Google meet.
Ação foi protocolada nesta quinta-feira (23) na 3ª Vara Federal Cível de MT
Sob a gestão de Vitor Godoy Veiga, que assumiu após os escândalos de corrupção envolvendo Milton Ribeiro virem à tona, o Ministério da Educação (MEC) tem o menor orçamento da década, deixando Universidades e Institutos Federais em estado crítico.
Trabalhadores e trabalhadoras da Educação, docentes, técnicos-administrativos, entidades sindicais e estudantis apresentam pauta unificada da Educação Federal.
Escritório contratado prestará serviços ao sindicato e aos servidores e servidoras do IFMT sindicalizados
Com o crescente aumento no número de casos de infectados por coronavírus, medida visa proteger a vida dos trabalhadores e trabalhadoras do IFMT que possuem comorbidades.
Servidores e servidoras votaram nesta segunda-feira (13), nenhum campi do IFMT aderiu à greve.
#9J mobilizou estudantes de instituições federais em diversas cidades brasileiras
Sinasefe-MT publicou convocação para servidores do campus Cuiabá Bela Vista e campus Várzea Grande
Manifestações acontecerão nesta quinta-feira (9) em todo o Brasil. Em Cuiabá, protesto será na Praça Alencastro às 14h.
Dos 19 campi no estado, apenas o campus Cuiabá Bela Vista aderiu à greve
Servidores do IFMT organizam agenda de reuniões presenciais
A Direção Nacional do SINASEFE divulgou para as suas bases sindicais uma cartilha orientativa e explicativa a respeito do direito de greve e luta da categoria pela recomposição salarial de 19,99%
A Diretoria do SINASEFE MT torna público o resultado do edital de seleção de assessoria de imprensa e redes sociais. O documento oficial pode ser visualizado em nosso site.
O SINASEFE MT convoca todos os servidores e servidoras do IFMT para participarem da assembleia geral extraordinária que será realizada na próxima segunda-feira (30), às 10h15, através do Google Meet.
O SINASEFE MT torna público o resultado final do edital de seleção e contratação de assessoria jurídica do sindicato. Após as fases e prazos regimentares serem cumpridos, o resultado já está disponível para acesso a quem possa interessar.
A Diretoria do SINASEFE MT publicou um edital retificador ao edital 002/2022 de seleção e contratação de assessoria de comunicação e produção de vídeos
Os servidores e as servidoras do IFMT são exemplos para muitas instituições. Mesmo em condições adversas, estão produzindo máscaras, álcool, lavatórios e dando uma aula de solidariedade. Tenho orgulho de fazer parte dessa instituição quando ela demonstra sua conexão, e seu compromisso, com a sociedade. Neste sentido, e inspirado por quem trabalha no IFMT, O SINASEFE MT também está realizando várias ações.
Sobre a RED (Regime de Exercícios Domiciliares) e a regulamentação do trabalho remoto, gostaria de propor algumas observações. Acredito que manter o vínculo com os alunos e a comunidade é fundamental, mas sem atropelos que prejudiquem nossa missão. Deste modo, como seria possível chegar o mais próximo dessa perspectiva? A resposta é avaliando cada realidade de forma concreta e mantendo o olhar crítico, sem falsas determinações produtivistas. Vejamos: alguns campi já analisaram o perfil de discentes e avaliaram as dificuldades em implementar a RED nesse momento, tendo em vista objetivos pedagógicos e condições materiais. E aí? Vamos dizer que eles devem implementar, porque essa é a melhor saída? Seria um absurdo descolado da realidade material. Portanto, para que não haja cobranças indevidas, o SINASEFE MT fez um pedido de esclarecimento sobre as condições de cada campus para implementar tais propostas nesse momento, mantendo os critérios pedagógicos, o acesso de discentes (sem exclusão) e as condições de trabalho para docentes e técnicos/técnicas. Esse esclarecimento dará apoio aos servidores e às servidoras, resguardando a autonomia e as decisões de cada campus, que devem ser tomadas coletivamente. Ao contrário do que foi dito, a ação do SINASEFE MT não se trata de denúncia ao Ministério Público. Há somente uma solicitação de esclarecimento que se justifica pela necessidade de formalizar tal ação, evitando que ela seja ignorada ou deixe de ser recebida com a devida importância que merece por parte da Reitoria. Alguns campi verificaram boa articulação com o ensino médio integrado, mas dificuldades com o superior; outros, o contrário. Esse diagnóstico irá nos resguardar e contribuirá para orientar nossas ações.
Estou de acordo com alguns colegas que dizem que não podemos cair em um produtivismo formal para cumprir números; precisamos respeitar cada realidade. Na minha avaliação, a RED não é ruim em si. Seu funcionamento vai depender de como ela pode ser implementada. Não há qualquer obrigação de carga horária ou tipo de atividade a ser desenvolvida. Inclusive, se o/a docente entender que não é possível aplicar, não há obrigação legal. Sendo assim, necessitamos de atenção sobre as condições objetivas e subjetivas. Se é difícil a servidores construir rotina e trabalhar em casa, é possível imaginar como também é complicado a estudantes os processos educativos sem o espaço físico da escola? Basta imaginarmos as diferentes e discrepantes realidades socioeconômicas. Além disto, há a complexidade de se desenvolverem as atividades sem a interação direta com os professores, com os colegas e com o ambiente escolar. Outra questão que se coloca é o fato de a implementação do RED ter sido pensada dentro de uma conjuntura que está em movimento. Se a pandemia exigir mais tempo de isolamento, será possível manter o calendário letivo dentro do ano civil em cursos que são presenciais? Faremos isso a qualquer custo?
O momento pode servir para entendermos melhor nossas realidades. Qual o percentual de estudantes que têm acesso, ou não, à internet, que possuem computador, ou só celular ( imaginem o ano letivo todo no celular)? Também é o momento para refletirmos sobre os limites pedagógicos de atividades à distância de forma improvisada, que até poderiam ser complementares aos processos presenciais, desde que fossem propostas com o devido planejamento. Vale destacar, no entanto, que estas atividades jamais poderiam substituir as relações didáticas presenciais se quisermos manter os princípios que norteiam nossa instituição. Caso estes princípios, consolidados, inclusive, em nossa Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, não sejam respeitados, discentes, pais e a sociedade como um todo seriam prejudicados.
Na live que promovemos nesta semana (13/05), o professor e pesquisador Luiz Dourado nos auxiliou muito nessas questões. Para mim, ficou claro que não podemos nem negar as tecnologias, nem acreditar que elas vão nos salvar. Elas podem ser um apoio necessário dentro de um projeto pedagógico articulado. Se, contudo, transformarem-se em um remendo improvisado, podem causar muito prejuízo. O que nos cabe é levantar dados, analisar a realidade e, como disse Paulo Pimentel, docente do Campus Bela Vista, durante a live, questionarmos “por que a pressa? Por que os atropelos? Quem lucrará com uma educação transformada em apenas repasse desigual de informações?” A reflexão sobre estas questões pode nos auxiliar a decidirmos os passos a serem dados, sempre tendo, como norte, a melhor educação possível a ser ofertada à nossa sociedade.
P.S.: Esse texto foi escrito em um aparelho celular com vários erros de digitação que, posteriormente, foram corrigidos. Atividades em um celular e à distância não são fáceis, não é mesmo?