OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
Quem so
HOME

Sinasefe MT reúne aposentados(as) do IFMT, apresenta ações e prepara cronograma de atividades

Sinasefe MT reúne aposentados(as) do IFMT, apresenta ações e prepara cronograma de atividades

Reunião foi realizada presencialmente na sede do sindicato na última quinta-feira (29)

Saiba Mais
Em Assembleia, categoria elege delegados da Seção MT para 175ª PLENA

Em Assembleia, categoria elege delegados da Seção MT para 175ª PLENA

Reunião foi realizada online na última terça-feira (28)

Saiba Mais
Assembleia Geral Extraordinária é convocada para esta terça-feira (28) em formato online

Assembleia Geral Extraordinária é convocada para esta terça-feira (28) em formato online

A Coordenação Geral do SINASEFE – Seção Sindical Mato Grosso, inscrita no CNPJ/MF sob o no 03.658.820/0010-54, com sede na Rua Marechal Floriano Peixoto, no 97, Centro Norte, Cuiabá-MT, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, vem CONVOCAR todos (as) os(as) servidores(as), sindicalizados(as) para ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada no dia 28 de junho de 2022 (terça-feira), com primeira chamada às 17 horas e segunda chamada às 17h15, pelo aplicativo Google meet. 

Saiba Mais
Sinasefe MT protocola Ação Civil Pública em defesa de aposentados, aposentadas e pensionistas do IFMT

Sinasefe MT protocola Ação Civil Pública em defesa de aposentados, aposentadas e pensionistas do IFMT

Ação foi protocolada nesta quinta-feira (23) na 3ª Vara Federal Cível de MT

Saiba Mais
Educação tem menor orçamento da década

Educação tem menor orçamento da década

Sob a gestão de Vitor Godoy Veiga, que assumiu após os escândalos de corrupção envolvendo Milton Ribeiro virem à tona, o Ministério da Educação (MEC) tem o menor orçamento da década, deixando Universidades e Institutos Federais em estado crítico.

Saiba Mais
Sinasefe e instituições em defesa da educação protocolam proposta de pauta unificada da educação

Sinasefe e instituições em defesa da educação protocolam proposta de pauta unificada da educação

Trabalhadores e trabalhadoras da Educação, docentes, técnicos-administrativos, entidades sindicais e estudantis apresentam pauta unificada da Educação Federal.

Saiba Mais
Sinasefe MT tem nova assessoria jurídica

Sinasefe MT tem nova assessoria jurídica

Escritório contratado prestará serviços ao sindicato e aos servidores e servidoras do IFMT sindicalizados

Saiba Mais
Sinasefe defende teletrabalho para servidores e servidoras dos grupos de risco da Covid-19

Sinasefe defende teletrabalho para servidores e servidoras dos grupos de risco da Covid-19

Com o crescente aumento no número de casos de infectados por coronavírus, medida visa proteger a vida dos trabalhadores e trabalhadoras do IFMT que possuem comorbidades.

Saiba Mais
IFMT campi Cuiabá Bela Vista e Várzea Grande decidem não paralisar as atividades

IFMT campi Cuiabá Bela Vista e Várzea Grande decidem não paralisar as atividades

Servidores e servidoras votaram nesta segunda-feira (13), nenhum campi do IFMT aderiu à greve.

Saiba Mais
Sinasefe Mato Grosso participa de ato com estudantes do IFMT

Sinasefe Mato Grosso participa de ato com estudantes do IFMT

#9J mobilizou estudantes de instituições federais em diversas cidades brasileiras

Saiba Mais
Assembleia Geral Extraordinária é marcada para esta segunda-feira (9) no IFMT

Assembleia Geral Extraordinária é marcada para esta segunda-feira (9) no IFMT

Sinasefe-MT publicou convocação para servidores do campus Cuiabá Bela Vista e campus Várzea Grande

Saiba Mais
Sinasefe-MT participa de ato contra os cortes na Educação

Sinasefe-MT participa de ato contra os cortes na Educação

Manifestações acontecerão nesta quinta-feira (9) em todo o Brasil. Em Cuiabá, protesto será na Praça Alencastro às 14h.

Saiba Mais
IFMT campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva decide não paralisar as atividades

IFMT campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva decide não paralisar as atividades

Dos 19 campi no estado, apenas o campus Cuiabá Bela Vista aderiu à greve

Saiba Mais
SINASEFE convoca Assembleia Geral Extraordinária para debater greve em Mato Grosso

SINASEFE convoca Assembleia Geral Extraordinária para debater greve em Mato Grosso

Servidores do IFMT organizam agenda de reuniões presenciais

Saiba Mais
Cartilha de greve é divulgada pelo SINASEFE Nacional

Cartilha de greve é divulgada pelo SINASEFE Nacional

A Direção Nacional do SINASEFE divulgou para as suas bases sindicais uma cartilha orientativa e explicativa a respeito do direito de greve e luta da categoria pela recomposição salarial de 19,99%

Saiba Mais
Resultado Final do edital de contratação Assessoria de Imprensa é publicado

Resultado Final do edital de contratação Assessoria de Imprensa é publicado

A Diretoria do SINASEFE MT torna público o resultado do edital de seleção de assessoria de imprensa e redes sociais. O documento oficial pode ser visualizado em nosso site.

Saiba Mais
Sindicato convoca servidores e servidoras de todos os campi para Assembleia Geral

Sindicato convoca servidores e servidoras de todos os campi para Assembleia Geral

O SINASEFE MT convoca todos os servidores e servidoras do IFMT para participarem da assembleia geral extraordinária que será realizada na próxima segunda-feira (30), às 10h15, através do Google Meet.

Saiba Mais
Resultado Final do edital de contratação Assessoria Jurídica é publicado

Resultado Final do edital de contratação Assessoria Jurídica é publicado

O SINASEFE MT torna público o resultado final do edital de seleção e contratação de assessoria jurídica do sindicato. Após as fases e prazos regimentares serem cumpridos, o resultado já está disponível para acesso a quem possa interessar.

Saiba Mais
Edital retificador da seleção e contratação de assessoria de imprensa é publicado

Edital retificador da seleção e contratação de assessoria de imprensa é publicado

A Diretoria do SINASEFE MT publicou um edital retificador ao edital 002/2022 de seleção e contratação de assessoria de comunicação e produção de vídeos

Saiba Mais

HOME / ARTIGOS

Segunda-Feira, 18 de Maio de 2020, 12h13   (Atualizada 18/05/2020 às 12:13)

Aos/Às colegas servidores e servidoras, com todo respeito, sobre as ações do SINASEFE e nossos desafios

Os servidores e as servidoras do IFMT são exemplos para muitas instituições. Mesmo em condições adversas, estão produzindo máscaras, álcool, lavatórios e dando uma aula de solidariedade. Tenho orgulho de fazer parte dessa instituição quando ela demonstra sua conexão, e seu compromisso, com a sociedade. Neste sentido, e inspirado por quem trabalha no IFMT, O SINASEFE MT também está realizando várias ações.

 

Sobre a RED (Regime de Exercícios Domiciliares) e a regulamentação do trabalho remoto, gostaria de propor algumas observações. Acredito que manter o vínculo com os alunos e a comunidade é fundamental, mas sem atropelos que prejudiquem nossa missão. Deste modo, como seria possível chegar o mais próximo dessa perspectiva? A resposta é avaliando cada realidade de forma concreta e mantendo o olhar crítico, sem falsas determinações produtivistas. Vejamos: alguns campi já analisaram o perfil de discentes e avaliaram as dificuldades em implementar a RED nesse momento, tendo em vista objetivos pedagógicos e condições materiais. E aí? Vamos dizer que eles devem implementar, porque essa é a melhor saída? Seria um absurdo descolado da realidade material. Portanto, para que não haja cobranças indevidas, o SINASEFE MT fez um pedido de esclarecimento sobre as condições de cada campus para implementar tais propostas nesse momento, mantendo os critérios pedagógicos, o acesso de discentes (sem exclusão) e as condições de trabalho para docentes e técnicos/técnicas. Esse esclarecimento dará apoio aos servidores e às servidoras, resguardando a autonomia e as decisões de cada campus, que devem ser tomadas coletivamente. Ao contrário do que foi dito, a ação do SINASEFE MT não se trata de denúncia ao Ministério Público. Há somente uma solicitação de esclarecimento que se justifica pela necessidade de formalizar tal ação, evitando que ela seja ignorada ou deixe de ser recebida com a devida importância que merece por parte da Reitoria. Alguns campi verificaram boa articulação com o ensino médio integrado, mas dificuldades com o superior; outros, o contrário. Esse diagnóstico irá nos resguardar e contribuirá para orientar nossas ações.

 

Estou de acordo com alguns colegas que dizem que não podemos cair em um produtivismo formal para cumprir números; precisamos respeitar cada realidade. Na minha avaliação, a RED não é ruim em si. Seu funcionamento vai depender de como ela pode ser implementada. Não há qualquer obrigação de carga horária ou tipo de atividade a ser desenvolvida. Inclusive, se o/a docente entender que não é possível aplicar, não há obrigação legal. Sendo assim, necessitamos de atenção sobre as condições objetivas e subjetivas. Se é difícil a servidores construir rotina e trabalhar em casa, é possível imaginar como também é complicado a estudantes os processos educativos sem o espaço físico da escola? Basta imaginarmos as diferentes e discrepantes realidades socioeconômicas. Além disto, há a complexidade de se desenvolverem as atividades sem a interação direta com os professores, com os colegas e com o ambiente escolar. Outra questão que se coloca é o fato de a implementação do RED ter sido pensada dentro de uma conjuntura que está em movimento. Se a pandemia exigir mais tempo de isolamento, será possível manter o calendário letivo dentro do ano civil em cursos que são presenciais? Faremos isso a qualquer custo?

 

O momento pode servir para entendermos melhor nossas realidades. Qual o percentual de estudantes que têm acesso, ou não, à internet, que possuem computador, ou só celular ( imaginem o ano letivo todo no celular)? Também é o momento para refletirmos sobre os limites pedagógicos de atividades à distância de forma improvisada, que até poderiam ser complementares aos processos presenciais, desde que fossem propostas com o devido planejamento. Vale destacar, no entanto, que estas atividades jamais poderiam substituir as relações didáticas presenciais se quisermos manter os princípios que norteiam nossa instituição. Caso estes princípios, consolidados, inclusive, em nossa Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, não sejam respeitados, discentes, pais e a sociedade como um todo seriam prejudicados.

 

Na live que promovemos nesta semana (13/05), o professor e pesquisador Luiz Dourado nos auxiliou muito nessas questões. Para mim, ficou claro que não podemos nem negar as tecnologias, nem acreditar que elas vão nos salvar. Elas podem ser um apoio necessário dentro de um projeto pedagógico articulado. Se, contudo, transformarem-se em um remendo improvisado, podem causar muito prejuízo. O que nos cabe é levantar dados, analisar a realidade e, como disse Paulo Pimentel, docente do Campus Bela Vista, durante a live, questionarmos “por que a pressa? Por que os atropelos? Quem lucrará com uma educação transformada em apenas repasse desigual de informações?” A reflexão sobre estas questões pode nos auxiliar a decidirmos os passos a serem dados, sempre tendo, como norte, a melhor educação possível a ser ofertada à nossa sociedade.

 

P.S.: Esse texto foi escrito em um aparelho celular com vários erros de digitação que, posteriormente, foram corrigidos. Atividades em um celular e à distância não são fáceis, não é mesmo?

Fonte: Fernando Viana
Voltar

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358 9440 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR