OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
Quem so
HOME

169ª Plenária Nacional do SINASEFE será realizada em 6 de novembro

169ª Plenária Nacional do SINASEFE será realizada em 6 de novembro

A Direção Nacional (DN) convocou, nesta quinta-feira (21/10), as seções sindicais para a 169ª Plenária Nacional do SINASEFE. O evento será realizado no sábado, dia 6 de novembro de 2021, de forma online, via plataforma Zoom.

Saiba Mais
SINASEFE MT faz parceria com plano de saúde e fornece descontos para novos associados

SINASEFE MT faz parceria com plano de saúde e fornece descontos para novos associados

Servidores e servidoras do Instituto Federal de Mato Grosso que são sindicalizados ao SINASEFE MT e ainda não possuem plano de saúde podem aproveitar a parceria entre o sindicato e a Unimed para se associarem ao convênio.

Saiba Mais
Fiocruz avalia que é precipitado aulas 100%

Fiocruz avalia que é precipitado aulas 100%

A decisão do governo estadual de retomar as aulas de forma 100% presencial em toda rede escolar a partir de 18 de outubro é considerada precipitada por especialista. Segundo o epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Diego Xavier, a medida foi tomada sem um planejamento correto. Para ele, o ideal seria primeiro Mato Grosso observar o que acontece com esse retorno em outros estados para depois saber se é seguro a volta totalmente presencial nesse momento.   

Saiba Mais
Vamos pensar um pouco

Vamos pensar um pouco

Mesmo em dias tão difíceis como todos estamos vivendo, não podemos deixar de lançar nosso olhar para o que está estampado nas manchetes dos jornais. Uma rápida consulta no Google traz números que provocam calafrios: 591 mil mortes no Brasil, 13.741 mortos em Mato Grosso e 33 mortos no IFMT.

Saiba Mais
Retorno presencial às aulas sem vacinação completa de profissionais da saúde e estudantes é assumir conduta de risco e morte

Retorno presencial às aulas sem vacinação completa de profissionais da saúde e estudantes é assumir conduta de risco e morte

A rede estadual de ensino retornou às atividades presenciais no dia 03 de agosto de 2021. Ao completar 30 dias de retorno, durante audiência com a Secretaria Estadual de Educação, o SINTEP-MT foi informado que 79 escolas apresentaram casos positivos de covid-19. Ou seja, 23% de todas as escolas do estado tinham servidores infectados com o novo coronavírus.  

Saiba Mais

HOME / Quem somos e por que lutamos.

Quem Somos

O SINASEFE - Seção Sindical Mato Grosso é uma entidade autônoma administrativamente e juridicamente, porém vinculada ao Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso para defesa dos direitos corporativos da classe, sendo constituído por docentes e técnicos administrativos.  O SINASEFE é uma entidade multi campi que abarca os campi de Cuiabá - Octayde Jorge da Silva, Bela Vista, Reitoria, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Juína, Primavera do Leste, Barra do Garças, Confresa, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Guarantã do Norte e Alta Floresta, tendo aproximadamente 770 sindicalizados ativos e aposentados.

 

Por que existe o Sindicato - SINASEFE - Seção Sindical Mato Grosso

A existência do sindicato de classe tem como missão a defesa do próprio servidor sindicalizado em prol a seus direitos de atuação humana e laboral, segundo normativas baseadas na constituição federal, legislações específicas, normativas, código de ética e o próprio poder de carta sindical SINASEFE nacional.

Entretanto o SINASEFE não se faz apenas de leis, normas e papéis, se constitui no cotidiano de enfrentamentos às situações-problemas, traça estratégias de gestão, faz da boa vontade o poder democrático motivando o SINASEFE e servidores a lutarem pela manutenção e ampliação dos direitos da classe trabalhadora. Nós estamos em busca da força e talento de pessoas como você.

Hoje, em uma nova etapa, graduados e mestres em ofícios, verdadeiros servidores públicos em excelência crendo numa nação de trabalho educacional eficaz encararam todas as adversidades que são concebidas e encontradas no campo humano, educacional e científico.

Devemos resistir contra as opressões, lutar pelos nossos direitos e avançar para um ambiente de trabalho cada vez mais saudável.

 

Um Sindicato unificado e de luta

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - SINASEFE surgiu a partir da  Federação Nacional das Associações de Servidores das Escolas Federais de 1º e 2º graus – FENASEFE, no Encontro Nacional das Associações de Servidores das Escolas Federais de 1° e 2° graus, ocorrido na Cidade de Salvador-BA, no dia 11 de novembro de 1998, logo após a aprovação da constituição federal "cidadã" de 1988, que consolidou o direito constitucional de sindicalização aos Servidores Públicos.

Dez anos depois, no Congresso Nacional da categoria, em 11 de novembro de 1998, na cidade de Manaus-AM, a entidade dá um grande passo, oportunizando a sindicalização de todos os trabalhadores da Rede Federal de Ensino, lotados nas Instituições de 1º e 2º graus da Educação Básica e passando a se chamar Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional. Neste momento a entidade foi além da sua representação anterior, apenas na área tecnológica e se ampliando enquanto entidade organizativa de todos os trabalhadores da Rede Federal da Educação Básica, Profissional, Científica e Tecnológica. Mudança esta que se manteve e vem ampliando a entidade até os dias de hoje.

 

Pelo que lutamos no SINASEFE

O SINASEFE tem como princípio fundamental a defesa dos interesses da categoria que representa e a luta em defesa da educação pública de qualidade, gratuita e laica, com referência social e em consonância com os interesses da classe trabalhadora. Missão indissociável da liberdade de pensamento como direito inalienável do cidadão e que tem como compromissos desenvolver, organizar e apoiar, nos aspectos políticos, educacionais, econômicos, sociais e culturais, todas as ações que visem às conquistas de melhores condições na educação, de vida e de trabalho para toda a Classe Trabalhadora.

 

Nossas Bandeiras e Conquistas

Educação Pública, Gratuita, Laica, com Referência Social; 
Por uma Sociedade sem explorados; 
Democratização das Instituições Federais de Ensino; 
Redução da Jornada de Trabalho, sem redução salarial; 
Reajuste Linear e constante da remuneração não permitindo a redução salarial a partir da corrosão inflacionária; 
Por uma Carreira Única dos Trabalhadores (as) em Educação; 
Paridade entre ativos e aposentados; 
Contra todo tipo de discriminação ou intolerância racial, homofóbica ou de gênero; 
Autonomia dos Trabalhadores (as) frente ao Estado. 

 

Enfim, o que o SINASEFE tem de mais importante na sua trajetória e na sua própria organização de trabalhadores está no fato de ser um Sindicato Nacional que não divide trabalhadores no seu local de trabalho, organizando a Docentes e Técnico-Administrativos, em uma mesma categoria, mantendo as especificidades de cada um.

 

Hoje o SINASEFE – Seção Sindical Mato Grosso

Atualmente o SINASEFE – Seção Sindical Mato Grosso conta com mais de 770 filiados decorrendo da forte discussão sobre assuntos, tais como; precarização, estadualização, formação sindical e gestão participativa, num continuo trabalho de fomento da identidade construtiva sindical junto à promoção de planos transformados em realidade. 

O aporte SINASEFE é de cunho administrativo, jurídico, funcional e pessoal tendo como proposta o recebimento e acompanhamento de causas e ações que contrariem a dignidade humana e laboral do servidor federal técnico e/ou docente. 

+ Fotos

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358-3171 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR