OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
Quem somos
HOME

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

O ato, ocorrido dia 11 de abril, foi uma realização do SINASEFE Seção Mato Grosso, FASUBRA, ANDES, ADUFMAT e SINTUF-MT

Saiba Mais
Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia será realizada na Sala de Projeções do Campus. Acesse aqui o Edital de Convocação na íntegra

Saiba Mais
Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Assembleia deliberará sobre Termo de Compromisso do Governo e elegerá Delegados para 189ª PLENA e representante estadual para Comando de Greve Nacional

Saiba Mais
Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Servidores e servidoras do IFMT reivindicam a reestruturação das carreiras de docentes e técnicos-administrativos além da correção de perdas inflacionárias, revogação de medidas e recomposição orçamentária do Instituto Federal

Saiba Mais
Assembleia Geral para Deflagração de Greve no IFMT será nesta segunda, dia 01 de abril às 15h

Assembleia Geral para Deflagração de Greve no IFMT será nesta segunda, dia 01 de abril às 15h

Assembleia será realizada em modo Presencial simultaneamente em todos os Campi do IFMT

Saiba Mais

HOME / Noticias

Quarta-Feira, 21 de Julho de 2021, 20h37   (Atualizada 21/07/2021 às 20:37)

SINASEFE se posiciona em defesa da saúde e publica carta de apoio

O Grupo de Trabalho Multidisciplinar de Protocolo de Biossegurança do SINASEFE MT publicou nesta quarta-feira (21) uma carta em defesa da saúde. O documento é um alerta para a população, já que apresenta situações preocupantes de transmissão comunitária da covid-19, já que a cobertura vacinal da população segue num ritmo abaixo do esperado e novas variantes continuam surgindo.

 

O Grupo de Trabalho também manifestou preocupação com o retorno às aulas e sugere ao IFMTpromover a volta aos espaços físicos somente com ampla vacinação, testagem em massa e monitoramento contínuo da comunidade escolar. Além disso, o GT também estimula a transparência e a comunicação das medidas tomadas por todos os campi, promovendo assim, um ambiente mais saudável e com menor possibilidade da transmissão do vírus da covi-19.

 

O cuidado não se restringe apenas ao ambiente escolar, o Grupo de Trabalho também orienta a manutenção de ações coletivas em defesa da saúde e a continuidade da disposição de recursos específicos para auxiliar as comunidades atingidas pela pandemia.



Você pode acessar a carta completa aqui ou então fazer a leitura completa logo abaixo:

 

Carta em Defesa da Saúde

 

O Grupo de Trabalho Multidisciplinar de Protocolo de Biossegurança do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, seção sindical Mato Grosso, por meio de suas(seus) representantes e apoiando-se nos compromissos do SINASEFE-MT em defesa da Saúde - direito fundamental garantido pela Constituição Federal de 1988, e pelos acordos e tratados internacionais de Direitos Humanos - em meio a crise sanitária enfrentada na atualidade em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19), apresenta as seguintes questões:

 

O início da vacinação preventiva contra a Covid-19, em janeiro de 2021, trouxe um clima de alegre expectativa quanto à volta da normalidade. Experimentamos a sensação de que a fase de transmissão comunitária está superada e, portanto, podemos nos preparar para o retorno presencial das atividades escolares. 

 

No entanto, analisando mais atentamente, as coisas não são tão simples. O Boletim Extraordinário da Fiocruz, do dia 16/07/2021, ainda que indique o predomínio da queda dos números de casos e óbitos, alerta para o quadro de cinco capitais que integram macrorregiões de saúde com nível alto de transmissão comunitária. Entre elas está Cuiabá.

 

Caso não haja mobilização por parte das autoridades e das populações locais, afirmam os pesquisadores, o número de hospitalizações e óbitos serão mantidos em patamares altos e, pior ainda, com tendência de agravamento nas próximas semanas. 

 

Paralelamente a isso, a vacinação em massa não tem ocorrido de modo a assegurar o percentual desejado para dar condições à saúde pública atender o agravamento dos casos, que, segundo o boletim InfoGripe, tende a ocorrer.

 

Junto a essas questões, em outra análise feita pela Fiocruz, as implicações do “rejuvenescimento” da pandemia alerta que os casos da Covid-19 entre faixas mais jovens (entre 20 e 59 anos) têm - cada vez com maior frequência - evoluído mais gravemente e resultando em óbito. Como efeito, o tempo de internação se torna maior, sobrecarregando a saúde. Outra consequência é que “a carga da doença entre adultos jovens pode comprometer cronicamente sua qualidade de vida e a capacidade para as atividades diárias, incluindo o trabalho”, o que causaria impactos sociais “dramáticos” por longo tempo.

 

Nesse contexto, enquanto representantes dos trabalhadores empregados ou desempregados, não poderíamos deixar de refletir sobre as consequências num recorte racial/étnico, de gênero e classe. O lento avanço da vacinação para os mais jovens e, entre eles, os mais vulneráveis, convoca a ações urgentes, no sentido de nos mobilizarmos para que o auxílio emergencial e a vacinação ocorram, permitindo a vida dos mais vulneráveis.[1]

 

Postas estas questões e considerando os efeitos da desigualdade social e econômica para a educação brasileira, em face dos desafios impostos pelo avanço da pandemia, somados à política de teto de gastos, aos cortes sobre os recursos destinados à Rede Federal de Educação, às dificuldades de ambientação e à necessidade de adaptação à educação digital;

 

Reconhecendo parte do contexto dessas vulnerabilidades vivenciadas pela comunidade escolar, a importância do trabalho remoto e com o objetivo de garantir a qualidade da saúde das pessoas (estudantes, trabalhadoras e trabalhadores) evitando aglomerações, contribuindo, assim, satisfatoriamente, para a não disseminação do coronavírus;

 

Avaliando a situação de pressão por parte de alguns setores para o retorno das atividades presenciais, mas ao mesmo tempo e prioritariamente, levando em conta a necessidade de implantação e estruturação de uma política responsável de retomada das aulas, com rigorosa observação às regras de biossegurança, este Grupo de Trabalho se dispõe a:

 

1. Priorizar, no âmbito do Sinasefe-MT, ações coletivas em defesa da saúde junto ao Instituto Federal de Educação de Mato Grosso e à manutenção da disponibilidade dos recursos para auxiliar as comunidades atingidas pela pandemia;

 

2. Cobrar e acompanhar a proposição do IFMT quanto à elaboração de Planos Institucionais de retorno às aulas de forma segura e com condições de biossegurança adequadas, ampla cobertura vacinal - bem como a testagem e treinamento periódico de todos os(as) trabalhadores(as) -, recomendando, para tal fim, o Manual sobre Biossegurança para Reabertura de Escolas no Contexto da Covid 19 expedido pela Fiocruz (BRASIL, 2020), observando os parâmetros de emissão de relatórios e a garantia da necessária publicidade. É questão prioritária que o número de infectados tenha alcançado baixos níveis;

 

3. Estimular a transparência e a comunicação das medidas adotadas pelos campi, quanto à sua estruturação e planejamento, para a realização de atividades presenciais, através da implementação dos protocolos estabelecidos;

 

4. Dialogar com as instituições e com outros segmentos da sociedade, incentivando o compromisso e o fortalecimento do movimento sindical para a defesa da Saúde, da Vida, da Segurança Alimentar, da Educação Pública e de Qualidade, da Assistência Estudantil, das Políticas de Inclusão, da Diversidade e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação.

 

Diante desse posicionamento, convidamos todas as trabalhadoras e trabalhadores da Educação a se juntarem a nós na defesa dos direitos fundamentais dos quais se destaca o direito à vida, sem a qual nenhum outro direito prevalece.

 

Grupo de Trabalho Multidisciplinar de Protocolo de Biossegurança do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, seção sindical Mato Grosso.

 

Cuiabá, 21 de julho de 2021

 

[1] Fonte: https://portal.fiocruz.br/ 

Fonte: Assessoria
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358 9440 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR