OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
Quem somos
HOME

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

O ato, ocorrido dia 11 de abril, foi uma realização do SINASEFE Seção Mato Grosso, FASUBRA, ANDES, ADUFMAT e SINTUF-MT

Saiba Mais
Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia será realizada na Sala de Projeções do Campus. Acesse aqui o Edital de Convocação na íntegra

Saiba Mais
Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Assembleia deliberará sobre Termo de Compromisso do Governo e elegerá Delegados para 189ª PLENA e representante estadual para Comando de Greve Nacional

Saiba Mais
Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Servidores e servidoras do IFMT reivindicam a reestruturação das carreiras de docentes e técnicos-administrativos além da correção de perdas inflacionárias, revogação de medidas e recomposição orçamentária do Instituto Federal

Saiba Mais
Assembleia Geral para Deflagração de Greve no IFMT será nesta segunda, dia 01 de abril às 15h

Assembleia Geral para Deflagração de Greve no IFMT será nesta segunda, dia 01 de abril às 15h

Assembleia será realizada em modo Presencial simultaneamente em todos os Campi do IFMT

Saiba Mais

HOME / Noticias

Quarta-Feira, 14 de Outubro de 2020, 16h56   (Atualizada 14/10/2020 às 16:56)

Nota do SINASEFE sobre o ingresso na instituição realizado através de sorteio

POLÍTICA DE INGRESSO E DEMOCRACIA

Sindicato Informa  

 

O Presidente do CONSUP, senhor William, foi informado, por meio do ofício,  n.º 043/2020 RTR-DPI/RTR - PROEN/ RTR - IFMT, de 24/09/2020, do DPI - Departamento de Política de Ingresso sobre a impossibilidade de seleção para o ingresso 2021/1 por meio das provas presenciais.  

 

Nesse mesmo documento, foi informado, também, que os meios de seleção vinham sendo discutidos nos últimos meses por instâncias específicas, como o Colégio de Dirigentes (CODIR) e as Direções de Ensino, que ficaram responsáveis pelo diálogo com as equipes pedagógicas e com as coordenações de cursos nos campi. 

 

Outra informação trazida pelo ofício do DPI é que a mudança da forma de seleção foi deliberada na 9ª reunião extraordinária do CODIR, do dia 26/08/2020, da qual participaram os diretores de ensino dos campi e dos campi avançados. Consta, ainda, no documento, a informação de que a seleção por meio de sorteio já ocorre em outras instituições federais, como IFB, IFAC, IFSC, IFC, IFsul de Minas e IFTM. 

 

Nesse sentido, foi ressaltada a necessidade de um processo de seleção seguro, célere, econômico, democrático e justo (palavras negritadas no ofício da DPI). Outro documento que fomentou essa discussão nas instâncias já mencionadas foi o Parecer n.º 00294/2020/PFE - IFMT/PFIFMato Grosso/PGF/AGU, de 21/08/2020.  

 

Com base no que foi apresentado, por meio do ofício, foi determinado que fosse analisada e apreciada, pelo CONSUP, em caráter de urgência, a possibilidade de execução do processo via sorteio exclusivamente para o ingresso em 2021/1, de acordo com as formas delimitadas abaixo: 

 

- Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: seleção por meio de sorteio público; 

- Cursos Técnicos Subsequentes: seleção por meio de sorteio público; 

- Cursos superiores e de graduação: nota geral  do Enem dos anos anteriores (2015 a 2019) para 70% das vagas e por meio de análise do histórico escolar do ensino médio para 30% das vagas. 

 

Chama a atenção, na solicitação de parecer encaminhada para o procurador-chefe junto ao IFMT, o pedido para avaliar a possibilidade de cobrança de taxa de inscrição para a execução dos processos seletivos. 

 

No parecer, o procurador conclui que há impossibilidade de realizar vestibulares ou processos seletivos para ingresso nos cursos superiores tão somente por sorteio eletrônico, sem aferir as avaliações e aferição das competências; quanto aos cursos técnicos, sugere que seja alterada a Organização Didática, no art. 84, por meio de deliberação no CONSUP. Sobre a cobrança de taxas de inscrição, caberá ao CONSUP, segundo o procurador, deliberar e regulamentar o assunto. 

 

Ao tomarmos conhecimento da pauta da 48º reunião ordinária, no dia 30 de setembro, reunimos as quatro seções sindicais para discutir o assunto. Diante da relevância do tema, as seções do SINASEFE se predispuseram a dialogar com a comunidade em reunião aberta, ocorrida em 06/10/2020, com a contribuição de colegas servidores do IFB, onde já é realizada a modalidade de sorteio para o ingresso dos discentes há 10 anos. 

 

A seguridade da aplicação das ações afirmativas, a transparência no formato de sorteio público e a democracia do acesso foram aspectos apontados como relevantes, na discussão. 

 

Amparados pela experiência do IFB e sem tempo suficiente para o amplo debate e conhecimento do tema, levamos nossa posição favorável ao sorteio, mas solicitando que houvesse tempo para que o assunto fosse discutido com a comunidade. 

 

Nossa posição, no CONSUP, foi a defesa do adiamento da votação para uma data a ser definida, de modo a permitir a discussão com a comunidade escolar, bem como o esclarecimento sobre o tema.  

 

Somente três conselheiros votaram pelo adiamento: Adriano Marques, Thamara Furtado e Oseia Bier. A maioria dos conselheiros votou pela aprovação, desde que fosse criado um grupo de trabalho para estudar as formas de ingresso. Constituem o Grupo de Trabalho: Oseia, Demétrio, Augusto, Lenoir, Angela. Adriano Marques Mendes, Gilcélio, Ronilson, Epaminondas, Karlla Sasaki. 

 

Reiteramos que a democracia se materializa nos espaços em que há participação efetiva da comunidade para tomada de decisão. Dessa forma, acreditamos que a instituição deve promover amplo debate sobre o tema, envolvendo alunos, servidores e a comunidade externa - quem, de fato, será diretamente afetada pelas formas de ingresso deliberadas. 

 

Fonte:
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358 9440 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR