OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
Quem somos
HOME

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

O ato, ocorrido dia 11 de abril, foi uma realização do SINASEFE Seção Mato Grosso, FASUBRA, ANDES, ADUFMAT e SINTUF-MT

Saiba Mais
Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia será realizada na Sala de Projeções do Campus. Acesse aqui o Edital de Convocação na íntegra

Saiba Mais
Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Assembleia deliberará sobre Termo de Compromisso do Governo e elegerá Delegados para 189ª PLENA e representante estadual para Comando de Greve Nacional

Saiba Mais
Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Servidores e servidoras do IFMT reivindicam a reestruturação das carreiras de docentes e técnicos-administrativos além da correção de perdas inflacionárias, revogação de medidas e recomposição orçamentária do Instituto Federal

Saiba Mais
Assembleia Geral para Deflagração de Greve no IFMT será nesta segunda, dia 01 de abril às 15h

Assembleia Geral para Deflagração de Greve no IFMT será nesta segunda, dia 01 de abril às 15h

Assembleia será realizada em modo Presencial simultaneamente em todos os Campi do IFMT

Saiba Mais

HOME / Noticias

Domingo, 20 de Setembro de 2020, 01h55   (Atualizada 20/09/2020 às 01:55)

Seções sindicais se reúnem com a Reitoria e discutem sobre atividades remotas e retorno presencial

As seções sindicais do SINASEFE em Mato Grosso encaminharam um ofício à Reitoria e conseguiram discutir durante uma reunião com o Reitor, no dia 09 de setembro, diversos questionamentos que não haviam sido respondidos desde os encontros realizados anteriormente.  

 

Na reunião, os representantes das seções sindicais reivindicaram a supressão do art. 12º da portaria 1485/2020 da reitoria que abre a possibilidade do retorno das atividades presenciais, pois pode ser entendido que a deliberação seja devolvida aos órgãos dos campi, tais como colegiados de curso e reuniões pedagógicas. Tal artigo contraria a Resolução nº 054/2020 do CONSUP que suspendeu o retorno presencial às atividades até o dia 31 de dezembro. 

 

Depois de questionado sobre este assunto, o reitor da instituição, prof. Willian de Paula, se comprometeu a levar a matéria até o CONSUP para que o Conselho discuta e vote a exclusão do referido artigo. Segundo o pró-reitor de ensino, Carlos Câmara, que também esteve presente na reunião, não é possível retornar às atividades presenciais sem um protocolo de segurança como a vacina, já que nos espaços coletivos, a exemplo das salas de aulas, não há ventilação de ar suficiente para garantir a segurança dos estudantes. 

 

Os custos do trabalho remoto também estiveram em pauta. As seções sindicais reafirmaram diante da reitoria que o ensino à distância gerou custos extras aos professores e técnicos administrativos que tiveram que adequar seus espaços – que antes eram de lazer e descanso – para se tornar espaço de trabalho. Tanto o reitor quanto a diretora da Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas, Fernanda Costa, afirmaram que há impeditivos legais que barram o repasse dos custos destas melhorias no ambiente de home office aos trabalhadores. 

 

A implantação total do ambiente virtual AVA ficou fixada para o dia 14 de outubro, quando professores e estudantes já terão passado por todos os treinamentos necessários para o manuseio da plataforma. De acordo com Carlos Câmara, todas as informações estarão na nuvem contratada, evitando assim, os frequentes problemas de queda do servidor e internet. 

 

Na reunião também foi discutida sobre a transparência nas eleições do CONSUP e as falhas que aconteceram no sistema SUAP (onde foi constatado que muitos estudantes tiveram dificuldades para acessar o sistema, lotação errada de servidores, entre outros). O reitor Willian afirmou que para as eleições de diretor e reitor será utilizado o Helios Voting 

 

Quando questionado sobre a ausência de ata para as reuniões do CODIR, a reitoria afirmou que orienta os gestores a transmitirem o que foi discutido durante as reuniões em seus respectivos campi e que foi criado um grupo de trabalhos para rever o regimento do CODIR, dentre outros documentos, inclusive Estatuto e Regimento Geral. Porém, não esclareceu qual o prazo final para que estas modificações sejam apresentadas. 

 

Os representantes das seções sindicais do SINASEFE e da reitoria também discutiram sobre o orçamento 2021. As seções solicitaram que o tema seja abordado da forma mais didática possível com estudantes, professores e técnicos, para que eles saibam quais são os desafios e como o dinheiro público será empregado para a garantia da Educação. 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358 9440 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR