OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
SOBRE
HOME

Expedição de voluntários identifica queimadas ilegais em fazendas do Pantanal, com foco no desmatamento

Expedição de voluntários identifica queimadas ilegais em fazendas do Pantanal, com foco no desmatamento

Uma expedição solidária à Baía dos Guatós (localizada a 54km do distrito São Pedro de Joselândia, no município de Barão de Melgaço), composta por voluntários e representantes de instituições doadoras de donativos, identificou indícios de incêndios ilegais, ou seja, provocados com a intensão de desmatamento.

Saiba Mais
Queimadas e os impactos do fogo são tema do Conversa de Classe desta quarta-feira

Queimadas e os impactos do fogo são tema do Conversa de Classe desta quarta-feira

Nos últimos meses, o estado de Mato Grosso foi - e continua sendo - manchete mundial por conta das queimadas que aconteceram em seu território. 

Saiba Mais
Nota do SINASEFE sobre o ingresso na instituição realizado através de sorteio

Nota do SINASEFE sobre o ingresso na instituição realizado através de sorteio

O Presidente do CONSUP, senhor William, foi informado, por meio do ofício,  n.º 043/2020 RTR-DPI/RTR - PROEN/ RTR - IFMT, de 24/09/2020, do DPI - Departamento de Política de Ingresso sobre a impossibilidade de seleção para o ingresso 2021/1 por meio das provas presenciais.  

Saiba Mais
Repasse da 48º reunião ordinária do CONSUP – 07/10/2020

Repasse da 48º reunião ordinária do CONSUP – 07/10/2020

O SINASEFE-MT, representando as quatro seções sindicais e seus filiados, participou, no dia 07/10/2020, da 48º reunião extraordinária do CONSUP (Conselho Superior), em que foi deliberada a forma de ingresso via sorteio para o processo seletivo 2021/1, conforme pauta encaminhada no dia 30/09, às 18h11.

 
Saiba Mais
Um projeto de destruição do Estado

Um projeto de destruição do Estado

O funcionalismo público está no dia a dia da população. Nas escolas, postos de saúde, hospitais, agências do INSS, centros de assistência social, na segurança das cidades, estradas e fronteiras, na Receita Federal, no levantamento de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no desenvolvimento de pesquisa e ciência nas Universidades e Institutos Federais, na Fiocruz, entre outros.

Saiba Mais

HOME / NOTÍCIAS

Domingo, 20 de Setembro de 2020, 01h55   (Atualizada 20/09/2020 às 01:55)

Seções sindicais se reúnem com a Reitoria e discutem sobre atividades remotas e retorno presencial

As seções sindicais do SINASEFE em Mato Grosso encaminharam um ofício à Reitoria e conseguiram discutir durante uma reunião com o Reitor, no dia 09 de setembro, diversos questionamentos que não haviam sido respondidos desde os encontros realizados anteriormente.  

 

Na reunião, os representantes das seções sindicais reivindicaram a supressão do art. 12º da portaria 1485/2020 da reitoria que abre a possibilidade do retorno das atividades presenciais, pois pode ser entendido que a deliberação seja devolvida aos órgãos dos campi, tais como colegiados de curso e reuniões pedagógicas. Tal artigo contraria a Resolução nº 054/2020 do CONSUP que suspendeu o retorno presencial às atividades até o dia 31 de dezembro. 

 

Depois de questionado sobre este assunto, o reitor da instituição, prof. Willian de Paula, se comprometeu a levar a matéria até o CONSUP para que o Conselho discuta e vote a exclusão do referido artigo. Segundo o pró-reitor de ensino, Carlos Câmara, que também esteve presente na reunião, não é possível retornar às atividades presenciais sem um protocolo de segurança como a vacina, já que nos espaços coletivos, a exemplo das salas de aulas, não há ventilação de ar suficiente para garantir a segurança dos estudantes. 

 

Os custos do trabalho remoto também estiveram em pauta. As seções sindicais reafirmaram diante da reitoria que o ensino à distância gerou custos extras aos professores e técnicos administrativos que tiveram que adequar seus espaços – que antes eram de lazer e descanso – para se tornar espaço de trabalho. Tanto o reitor quanto a diretora da Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas, Fernanda Costa, afirmaram que há impeditivos legais que barram o repasse dos custos destas melhorias no ambiente de home office aos trabalhadores. 

 

A implantação total do ambiente virtual AVA ficou fixada para o dia 14 de outubro, quando professores e estudantes já terão passado por todos os treinamentos necessários para o manuseio da plataforma. De acordo com Carlos Câmara, todas as informações estarão na nuvem contratada, evitando assim, os frequentes problemas de queda do servidor e internet. 

 

Na reunião também foi discutida sobre a transparência nas eleições do CONSUP e as falhas que aconteceram no sistema SUAP (onde foi constatado que muitos estudantes tiveram dificuldades para acessar o sistema, lotação errada de servidores, entre outros). O reitor Willian afirmou que para as eleições de diretor e reitor será utilizado o Helios Voting 

 

Quando questionado sobre a ausência de ata para as reuniões do CODIR, a reitoria afirmou que orienta os gestores a transmitirem o que foi discutido durante as reuniões em seus respectivos campi e que foi criado um grupo de trabalhos para rever o regimento do CODIR, dentre outros documentos, inclusive Estatuto e Regimento Geral. Porém, não esclareceu qual o prazo final para que estas modificações sejam apresentadas. 

 

Os representantes das seções sindicais do SINASEFE e da reitoria também discutiram sobre o orçamento 2021. As seções solicitaram que o tema seja abordado da forma mais didática possível com estudantes, professores e técnicos, para que eles saibam quais são os desafios e como o dinheiro público será empregado para a garantia da Educação. 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358-3171 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR