OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
Quem somos
HOME

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

O ato, ocorrido dia 11 de abril, foi uma realização do SINASEFE Seção Mato Grosso, FASUBRA, ANDES, ADUFMAT e SINTUF-MT

Saiba Mais
Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia será realizada na Sala de Projeções do Campus. Acesse aqui o Edital de Convocação na íntegra

Saiba Mais
Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Assembleia deliberará sobre Termo de Compromisso do Governo e elegerá Delegados para 189ª PLENA e representante estadual para Comando de Greve Nacional

Saiba Mais
Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Servidores e servidoras do IFMT reivindicam a reestruturação das carreiras de docentes e técnicos-administrativos além da correção de perdas inflacionárias, revogação de medidas e recomposição orçamentária do Instituto Federal

Saiba Mais
Assembleia Geral para Deflagração de Greve no IFMT será nesta segunda, dia 01 de abril às 15h

Assembleia Geral para Deflagração de Greve no IFMT será nesta segunda, dia 01 de abril às 15h

Assembleia será realizada em modo Presencial simultaneamente em todos os Campi do IFMT

Saiba Mais

HOME / Noticias

Sexta-Feira, 15 de Maio de 2020, 20h21   (Atualizada 15/05/2020 às 20:21)

Programa Conversa de Classe estreia no Youtube

100% AO VIVO

O programa “Conversa de Classe”, produzido pelo SINASEFE/MT, estreou no Youtube na última quarta-feira (13). Idealizado por representantes do sindicato como um programa de entrevista presencial, teve de ser remodelado para o formato de live por conta da pandemia de covid-19.

 

No primeiro programa, foram convidados os professores Luiz Fernandes Dourado (UFG) e Micaela Pafume Coelho (IFMT – Alta Floresta), além do estudante Bruno Rocha (campus São Vicente da Serra) que discutiram e refletiram sobre os desafios da educação em tempos de isolamento social causado pela crise sanitária mundial.

 

A live está disponível no canal do Conversa de Classe no Youtube e já conta com mais de 500 visualizações. Durante a transmissão ao vivo, mais de 400 espectadores únicos acompanharam a atividade e fizeram comentários e perguntas aos convidados. O programa está registrado como projeto de extensão e emite certificado de participação àqueles que assistem ao vídeo.

 

Segundo Fernando Viana, apresentador do programa e coordenador de formação política e relações de trabalho do sindicato, um dos objetivos do Conversa de Classe é promover reflexões e debates para enfrentamento dos desafios enquanto classe trabalhadora e sociedade. “Se posicionar diante de uma realidade tão dura quanto a que estamos vivenciando atualmente, depende da nossa capacidade de reflexão. Estamos num tempo marcado pela desigualdade social, dificuldades de acesso à tecnologia da informação, crise econômica, com 40% dos trabalhadores na informalidade e 12 milhões de desempregados”, pontuou.

 

O professor e pesquisador Luiz Fernandes Dourado, doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutor pela École des Hautes Études en Siences Sociales (Paris, França), recordou que a existência dos Institutos Federais é uma conquista histórica e se faz necessária a construção da educação de maneira coletiva. “As discussões que fazemos neste momento de crise sanitária são limitadas por políticas que já estavam em curso como os ajustes fiscais que estavam sendo adotados e por uma visão ultra-neoliberal e conservadora que já havia impactado a Educação, como por exemplo, a emenda constitucional 95 que congelou os gastos sociais por 20 anos. Além das reformas trabalhista, previdenciária, do ensino médio, a Base Nacional Comum Curricular e as mudanças recentes nas diretrizes de formação de professores. Nós já vínhamos num retrocesso nos campos da política e gestão da Educação”, contextualizou.

 

Dourado ainda se mostrou preocupado com a porcentagem de lares das classes D e E no país que possuem computador em casa. “Somente 5% têm acesso ao computador. É preciso pensar nestas questões e discutir o direito à Educação”, ponderou.

 

Em sua contribuição durante a live, a professora Micaela Coelho, doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia, abordou a proposta de ensino a distância e os perigos presentes na confiança de acesso às plataformas de ensino por parte dos estudantes. “Durante toda minha vida docente eu utilizei de ferramentas de tecnologia para ministrar conteúdos, porém, destaco a importância do espaço físico da sala de aula como um espaço formativo de cidadania, onde os estudantes devem aprender a respeitar o próximo, a tolerância e a ajudar o próximo”, destacou.

 

Micaela ainda se posicionou contra a proposta de ministrar 100% das aulas a distância e ressaltou que grande parte dos trabalhadores da educação que são favoráveis a esta medida estão com medo de terem seus salários suspensos. A professora também se mostrou preocupada quanto às mulheres, principalmente as técnicas administrativas, que já estavam desempenhando a sua função remotamente e que desempenham, muitas vezes, jornadas duplas ou triplas de trabalho.

 

Já o estudante Bruno Rocha, graduando do curso de licenciatura em Ciências da Natureza, do centro de referência Jaciara ligado ao campus São Vicente, expôs dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam a falta de internet para aproximadamente 46 milhões de brasileiros, sendo que deste total, 6 milhões e meio são estudantes.  “Além disso, ainda de acordo com o IBGE, 13 milhões de pessoas vivem em situação de extrema pobreza no país. Isso é um agravante para o ensino a distância no país”, disse.

 

Bruno também listou uma série de empecilhos para a adesão ao ensino a distância como banda larga de baixa qualidade e até a falta de sinal de internet nas áreas rurais, aparelhos celulares obsoletos, locais inadequados para estudos, ausência de debates com os outros estudantes para melhor retenção do conteúdo. “Durante as aulas a distância você não tem a troca de experiência com outro ser humano, o estudante não consegue ter maior aproveitamento porque as interações são limitadas ou não existem. Os professores não conseguem responder todas as dúvidas e sempre haverá um déficit na autonomia do estudante que deve ‘se virar’ para conseguir desenvolver as atividades. E também há a dificuldade do ensino infantil, já que crianças necessitam de tutores para estudar”, abordou.

 

O programa ficará disponível por tempo indeterminado no canal do YouTube. Inscreva-se no canal e ative as notificações para acompanhar as próximas lives.

Fonte: Assessoria
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358 9440 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR