OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
SOBRE
HOME

STF proíbe a redução salarial de servidores

STF proíbe a redução salarial de servidores

Na última quarta-feira (24), o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucionalidade ao dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal que permitia à Administração Pública reduzir salários e jornada de trabalho dos servidores públicos. 

Saiba Mais
Racismo, branquitude, capitalismo dependente e fascismo são debatidos no Conversa de Classe

Racismo, branquitude, capitalismo dependente e fascismo são debatidos no Conversa de Classe

Diante dos recentes acontecimentos de violência policial sofridas por pessoas negras a nível nacional e mundial, se fez necessário debater ainda mais o racismo. 

Saiba Mais
Nota de Repúdio

Nota de Repúdio

A Frente Popular em Defesa do Serviço Público e de Solidariedade ao Enfrentamento à Covid-19 manifesta seu mais profundo repúdio à ação difamatória e de assédio moral coletivo da Prefeitura de Cuiabá que, a pretexto de realizar vistoria, violou os armários dos trabalhadores no Hospital de Referência para Covid-19 e os expôs a situação vexatória com acusações não comprovadas de retenção de EPI e extravio de forma ilícita, de forma vertical aplicando penalidades.

Saiba Mais
Conversa de Classe debate o racismo na próxima terça-feira (23)

Conversa de Classe debate o racismo na próxima terça-feira (23)

O próximo tema a ser debatido pelo projeto Conversa de Classe é o RACISMO. O tema é tão extenso que decidimos dividi-lo em 2 lives: a primeira será sobre "Racismo, branquitude, capitalismo dependente e 'fascismo nosso de cada dia'" e acontece na próxima terça (23), às 19h (horário de Mato Grosso) e 20h (horário de Brasília).

Saiba Mais
Projeto de extensão promove debates online durante a quarentena

Projeto de extensão promove debates online durante a quarentena

Uma iniciativa de servidores e estudantes do IFMT – campus São Vicente está gerando impactos positivos neste período de quarentena, isolamento social e suspensão das atividades presenciais nas unidades de ensino de todo o país.

Saiba Mais

HOME / NOTÍCIAS

Quinta-Feira, 13 de Fevereiro de 2020, 19h03   (Atualizada 13/02/2020 às 19:03)

Curso "Como Funciona a Sociedade" será ministrado no campus Bela Vista

FORMAÇÃO POLÍTICA

“(...) O hospedeiro está morrendo. O cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático. Não dá mais, a população não quer isso. ”

 

(Paulo Guedes, Ministro da Economia. Seminário sobre o Pacto Federativo, realizado pela Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rio de Janeiro, 07/02/2020).

 

Nós que somos trabalhadores e não vivemos em situações extraordinárias, temos que todos os dias levantar e lutar para garantir a nossa sobrevivência. Temos que buscar desvelar desrespeitos que têm como único objetivo nos condicionar e convencer sobre a intensificação da exploração.

 

CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA

 

Por que a sociedade em que vivemos produz riqueza como nunca se viu antes ao mesmo tempo em que aprofunda a desigualdade e causa a miséria de milhões de seres humanos? A partir de questões como essa, o curso "Como Funciona a Sociedade" aborda de maneira crítica conceitos fundamentais para a compreensão da sociedade e da estrutura de classes.

 

O curso "Como Funciona a Sociedade" foi desenvolvido pelo Núcleo de Educação Popular (NEP) 13 de maio, que há mais de 30 anos trabalha com atividades de formação política junto à classe trabalhadora. O NEP 13 de Maio foi criado no início dos anos 1980, ainda durante a ditadura militar, como ferramenta para auxiliar a formação dos trabalhadores que – após anos de censura do período de “chumbo” do regime militar – voltavam a se mobilizar e a lutar por direitos em todo o país.

 

O curso aborda, entre outros pontos, os aspectos que determinam o salário e o grau de exploração dos trabalhadores e o papel da educação para a manutenção dessa sociedade.

 

QUEM SABE MAIS LUTA MELHOR

 

A formação política é peça fundamental para potencializar a nossa luta por direitos e em defesa da educação pública. É por meio do estudo que podemos conhecer a história de lutas da nossa categoria e do conjunto da classe trabalhadora.

 

É por meio do estudo também que nos apropriamos dos conceitos que permitem compreender os problemas enfrentados cotidianamente no trabalho e as ações movidas pelo Estado e pelos patrões contra os trabalhadores.

 

QUANDO: 14 e 15 de março de 2020.
ONDE: IFMT – Bela Vista
QUANTO: GRATUITO
PALESTRANTE: Antônio Carlos Victório, formador do Núcleo de Educação Popular 13 de maio.
Realização: SINASEFE/MT, SINETRAN/MT e SINTECT/MT.

Fonte:
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358-3171 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR