OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
Quem somos
HOME

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

O ato, ocorrido dia 11 de abril, foi uma realização do SINASEFE Seção Mato Grosso, FASUBRA, ANDES, ADUFMAT e SINTUF-MT

Saiba Mais
Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia será realizada na Sala de Projeções do Campus. Acesse aqui o Edital de Convocação na íntegra

Saiba Mais
Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Assembleia deliberará sobre Termo de Compromisso do Governo e elegerá Delegados para 189ª PLENA e representante estadual para Comando de Greve Nacional

Saiba Mais
Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Servidores e servidoras do IFMT reivindicam a reestruturação das carreiras de docentes e técnicos-administrativos além da correção de perdas inflacionárias, revogação de medidas e recomposição orçamentária do Instituto Federal

Saiba Mais
Assembleia Geral para Deflagração de Greve no IFMT será nesta segunda, dia 01 de abril às 15h

Assembleia Geral para Deflagração de Greve no IFMT será nesta segunda, dia 01 de abril às 15h

Assembleia será realizada em modo Presencial simultaneamente em todos os Campi do IFMT

Saiba Mais

HOME / Noticias

Segunda-Feira, 03 de Fevereiro de 2020, 19h00   (Atualizada 03/02/2020 às 19:00)

Seções sindicais do SINASEFE realizam reunião unificada com reitor

PEDEM EXPLICAÇÕES

Representantes de todas as seções sindicais do SINASEFE em Mato Grosso se reuniram na última quinta-feira (30) com o reitor do IFMT, prof. Willian de Paula. As seções do sindicato enviaram um ofício à Reitoria solicitando esclarecimentos sobre diversos pontos que são de interesse da comunidade acadêmica. Todos os pontos abordados no documento foram discutidos entre as seções e o reitor.

 

As seções requereram à Administração a promoção de discussões a respeito do projeto de lei “Future-se”, do Ministério da Educação, no interior do IFMT, já que a instituição está há mais de 6 meses sem realizar nenhum tipo de diálogo aberto com a comunidade e os gestores se pronunciam apenas por meio de notas do CONIF.

 

Em nenhum momento, desde que o projeto que incentiva o capital privado dentro de instituições públicas foi apresentado, servidores ou estudantes do instituto puderam manifestar sua real posição sobre o assunto.

 

As seções também cobraram posicionamento da Reitoria sobre o Regimento Interno dos campi. Desde que os debates acerca do regimento tiveram início, há mais de 10 anos, não houve nenhuma chamada pública ou convite para que as representações sindicais do SINASEFE colaborassem no esboço dos Regimentos. Segundo as seções, a preocupação de muitos gestores não é o aprimoramento da gestão via o regimento, mas o reordenamento do organograma dos setores dos campi após a redução das Funções Gratificadas.

 

Os representantes também apontaram a morosidade nos processos de remoção e redistribuição. Desde que os editais internos de remoção foram substituídos pelo cadastro e banco de interessados, sob a finalidade de maior agilidade e menos burocracia, foi notado que o método não trouxe a transparência desejada para o processo.


Os servidores também exigiram a transmissão das reuniões do Colégio de Dirigentes (CODIR) e alteração do Estatuto e do Regimento do IFMT, quanto ao caráter deliberativo do CODIR e a publicação das atas das reuniões no site da instituição.


O reitor Willian de Paula, diante das cobranças e dúvidas expostas, sinalizou o compromisso de atender a todos os pontos levantados pelas seções sindicais e deve enviar, por escrito, um documento contendo todos os esclarecimentos exigidos. De acordo com ele, as atas do CODIR estão em fase final de assinatura por parte dos integrantes do colégio e devem ser disponibilizadas no site assim que estiverem devidamente assinadas.

 

Quando indagado a respeito da Medida Provisória 914/2019, que concede ao presidente da república total poder de nomeação para reitores e diretores e inviabiliza a eleição para estes cargos, Willian declarou que deseja atuar em conjunto com o sindicato para que esta medida seja derrubada e que já está cobrando de parlamentares e do próprio Ministério da Educação (MEC), pelo menos, a retirada dos institutos federais do cumprimento da MP.

 

O coordenador geral do SINASEFE/MT, Jelder Pompeo de Cerqueira, avaliou como produtiva e favorável a reunião, já que houve diálogo entre a Administração e as seções. Destacou ainda a integração com as demais seções sindicais, “antes de nos reunirmos com o reitor, as seções discutiram e alinharam ações conjuntas que serão desenvolvidas durante o ano de 2020”.

Fonte: Assessoria
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358 9440 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR