OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
SOBRE
HOME

SINASEFE/MT participa de ato contra o fechamento da EE Nilo Póvoas

SINASEFE/MT participa de ato contra o fechamento da EE Nilo Póvoas

Na tarde desta terça-feira (18), representantes do SINASEFE/MT estiveram presentes na manifestação em defesa da Escola Estadual Nilo Póvoas, em Cuiabá. O ato foi organizado pelos estudantes que estão há 9 dias ocupando o prédio da instituição com o intuito de fazer com que o governo do estado reveja a sua decisão de fechar a escola e transferi-los para outra unidade educacional.

Saiba Mais
Inscrições para delegado ou delegada da 162ª PLENA já estão abertas

Inscrições para delegado ou delegada da 162ª PLENA já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para delegado ou delegada de base para a 162ª Plenária Nacional do SINASEFE que será realizada nos dias 14 e 15 de março, em Brasília.

 

Saiba Mais
É hora de abrir a discussão institucional do Future-se no IFMT e apontar as mazelas do programa

É hora de abrir a discussão institucional do Future-se no IFMT e apontar as mazelas do programa

Nesses últimos seis meses, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT), através dos seus representantes eleitos pela comunidade, Reitor e Diretores, não realizaram a apresentação do projeto e nem a discussão institucional da adesão ou não ao Programa com a comunidade educacional, destoando das práticas democráticas ocorridas na maioria das Instituições Federais de Ensino (IFES). 

Saiba Mais
Curso

Curso "Como Funciona a Sociedade" será ministrado no campus Bela Vista

"(...) O hospedeiro está morrendo. O cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático. Não dá mais, a população não quer isso".

Saiba Mais
Professora do IFMT lança coletânea em co-autoria com outros 12 autores

Professora do IFMT lança coletânea em co-autoria com outros 12 autores

A professora Stela Perné Santos, lotada no campus Pontes e Lacerda, é uma das autoras do livro “Lacunas” organizado por Alexandre Fonseca em parceria com Geovanne Albuquerque. A obra é resultado de um trabalho conjunto de 13 autores, todos com alguma deficiência, que contam em seus capítulos histórias sobre pessoas com deficiência e sua interação com o meio social.

Saiba Mais

HOME / NOTÍCIAS

Segunda-Feira, 03 de Fevereiro de 2020, 19h00   (Atualizada 03/02/2020 às 19:00)

Seções sindicais do SINASEFE realizam reunião unificada com reitor

PEDEM EXPLICAÇÕES

Representantes de todas as seções sindicais do SINASEFE em Mato Grosso se reuniram na última quinta-feira (30) com o reitor do IFMT, prof. Willian de Paula. As seções do sindicato enviaram um ofício à Reitoria solicitando esclarecimentos sobre diversos pontos que são de interesse da comunidade acadêmica. Todos os pontos abordados no documento foram discutidos entre as seções e o reitor.

 

As seções requereram à Administração a promoção de discussões a respeito do projeto de lei “Future-se”, do Ministério da Educação, no interior do IFMT, já que a instituição está há mais de 6 meses sem realizar nenhum tipo de diálogo aberto com a comunidade e os gestores se pronunciam apenas por meio de notas do CONIF.

 

Em nenhum momento, desde que o projeto que incentiva o capital privado dentro de instituições públicas foi apresentado, servidores ou estudantes do instituto puderam manifestar sua real posição sobre o assunto.

 

As seções também cobraram posicionamento da Reitoria sobre o Regimento Interno dos campi. Desde que os debates acerca do regimento tiveram início, há mais de 10 anos, não houve nenhuma chamada pública ou convite para que as representações sindicais do SINASEFE colaborassem no esboço dos Regimentos. Segundo as seções, a preocupação de muitos gestores não é o aprimoramento da gestão via o regimento, mas o reordenamento do organograma dos setores dos campi após a redução das Funções Gratificadas.

 

Os representantes também apontaram a morosidade nos processos de remoção e redistribuição. Desde que os editais internos de remoção foram substituídos pelo cadastro e banco de interessados, sob a finalidade de maior agilidade e menos burocracia, foi notado que o método não trouxe a transparência desejada para o processo.


Os servidores também exigiram a transmissão das reuniões do Colégio de Dirigentes (CODIR) e alteração do Estatuto e do Regimento do IFMT, quanto ao caráter deliberativo do CODIR e a publicação das atas das reuniões no site da instituição.


O reitor Willian de Paula, diante das cobranças e dúvidas expostas, sinalizou o compromisso de atender a todos os pontos levantados pelas seções sindicais e deve enviar, por escrito, um documento contendo todos os esclarecimentos exigidos. De acordo com ele, as atas do CODIR estão em fase final de assinatura por parte dos integrantes do colégio e devem ser disponibilizadas no site assim que estiverem devidamente assinadas.

 

Quando indagado a respeito da Medida Provisória 914/2019, que concede ao presidente da república total poder de nomeação para reitores e diretores e inviabiliza a eleição para estes cargos, Willian declarou que deseja atuar em conjunto com o sindicato para que esta medida seja derrubada e que já está cobrando de parlamentares e do próprio Ministério da Educação (MEC), pelo menos, a retirada dos institutos federais do cumprimento da MP.

 

O coordenador geral do SINASEFE/MT, Jelder Pompeo de Cerqueira, avaliou como produtiva e favorável a reunião, já que houve diálogo entre a Administração e as seções. Destacou ainda a integração com as demais seções sindicais, “antes de nos reunirmos com o reitor, as seções discutiram e alinharam ações conjuntas que serão desenvolvidas durante o ano de 2020”.

Fonte: Assessoria
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358-3171 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR