OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
SOBRE
HOME

SINASEFE/MT participa de ato contra o fechamento da EE Nilo Póvoas

SINASEFE/MT participa de ato contra o fechamento da EE Nilo Póvoas

Na tarde desta terça-feira (18), representantes do SINASEFE/MT estiveram presentes na manifestação em defesa da Escola Estadual Nilo Póvoas, em Cuiabá. O ato foi organizado pelos estudantes que estão há 9 dias ocupando o prédio da instituição com o intuito de fazer com que o governo do estado reveja a sua decisão de fechar a escola e transferi-los para outra unidade educacional.

Saiba Mais
Inscrições para delegado ou delegada da 162ª PLENA já estão abertas

Inscrições para delegado ou delegada da 162ª PLENA já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para delegado ou delegada de base para a 162ª Plenária Nacional do SINASEFE que será realizada nos dias 14 e 15 de março, em Brasília.

 

Saiba Mais
É hora de abrir a discussão institucional do Future-se no IFMT e apontar as mazelas do programa

É hora de abrir a discussão institucional do Future-se no IFMT e apontar as mazelas do programa

Nesses últimos seis meses, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT), através dos seus representantes eleitos pela comunidade, Reitor e Diretores, não realizaram a apresentação do projeto e nem a discussão institucional da adesão ou não ao Programa com a comunidade educacional, destoando das práticas democráticas ocorridas na maioria das Instituições Federais de Ensino (IFES). 

Saiba Mais
Curso

Curso "Como Funciona a Sociedade" será ministrado no campus Bela Vista

"(...) O hospedeiro está morrendo. O cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático. Não dá mais, a população não quer isso".

Saiba Mais
Professora do IFMT lança coletânea em co-autoria com outros 12 autores

Professora do IFMT lança coletânea em co-autoria com outros 12 autores

A professora Stela Perné Santos, lotada no campus Pontes e Lacerda, é uma das autoras do livro “Lacunas” organizado por Alexandre Fonseca em parceria com Geovanne Albuquerque. A obra é resultado de um trabalho conjunto de 13 autores, todos com alguma deficiência, que contam em seus capítulos histórias sobre pessoas com deficiência e sua interação com o meio social.

Saiba Mais

HOME / NOTÍCIAS

Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2020, 19h11   (Atualizada 23/01/2020 às 19:11)

Nota de repúdio ao fechamento da Escola Estadual Nilo Póvoas

SUCATEAMENTO DA EDUCAÇÃO

O SINASEFE – Seção Sindical Cuiabá – MT, repudia a ação do governo estadual que, sem consulta a comunidade escola, decidiu, de maneira monocrática, pela desativação da Escola Estadual Nilo Póvoas, desconsiderando sua longa história de mais de 50 anos. A própria gestão estadual confirma que está “com foco em resultados”, mas despreza o fato de que a escola, por funcionar em tempo integral, opera com número reduzido de servidores e que muitos estudantes solicitam transferência para trabalhar e complementar a renda da família.

 

Os servidores da categoria denunciam que há um plano político para a redução de recursos destinados à Educação, sufocando as escolas com burocratismo gerencial, redução de pessoal, congelamento de salários e de direitos dos profissionais da educação.

 

Está claro que o governo estadual segue a mesma lógica do governo federal ao reduzir orçamentos e fechar unidades de ensino, submetendo as instituições educacionais públicas aos modelos de gestão da iniciativa privada, ignorando que o direito à Educação é um direito fundamental, assegurado nas Leis internacionais.

 

O SINTEP/MT declarou, em nota, que “há informações de bastidores de que outras escolas, todas muito bem localizadas em Cuiabá e Várzea Grande, podem ser fechadas e seus prédios ou terrenos, muito bem centralizados, estariam sendo entregues a empresários, ou seja, para a iniciativa privada”.

 

As denúncias precisam ser apuradas pelas autoridades, para que se faça a punição dos possíveis responsáveis pelo sucateamento proposital das escolas e a entrega de bens públicos a usurpadores que apenas vislumbram o lucro.

 

Em nota emitida ontem (19/01/2020), o governo do Estado sinalizou com a transformação do prédio da E.E. Nilo Póvoas em Centro de Referência em Educação Inclusiva, decisão que deve ser questionada pelas comunidades interna e externa, visto que a maneira autoritária de mudança de finalidade da instituição - criar um centro educacional inclusivo - contraria a justificativa oferecida à sociedade, que é ter por objetivo impedir a segregação e a exclusão do convívio cotidiano entre os estudantes.

 

Por isso, manifestamos nosso repúdio ao fechamento dessa e de outras escolas. Ao invés de fechar escolas, alegando falta de alunos, o governo deveria buscar políticas públicas para atrair aos milhares de crianças, de jovens e adultos, oferecendo condições para que tenham acesso e para que possam permanecer na escola.

Fonte:
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358-3171 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR