OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
SOBRE
HOME

SINASEFE-MT solicita informações aos diretores de ensino e à reitoria sobre condições de acesso às tecnologias durante a implementação do Regime de Exercício Domiciliar (RED)

SINASEFE-MT solicita informações aos diretores de ensino e à reitoria sobre condições de acesso às tecnologias durante a implementação do Regime de Exercício Domiciliar (RED)

A defesa da educação pública, gratuita e de qualidade é princípio inegociável para estudantes, trabalhadores e pesquisadores que defendem a educação enquanto um direito social. No contexto brasileiro de políticas neoliberais, com redução do investimento na educação e aumento da precarização do trabalho, é preciso lutar pela permanência dos direitos conquistados e buscar avançar nas lutas sociais. 

Saiba Mais
Pela vida, dizemos NÃO ao retorno das aulas

Pela vida, dizemos NÃO ao retorno das aulas

Com o aumento de casos de CoViD-19 em todo o estado de Mato Grosso e no restante do país, aumentam as angústias de estudantes e trabalhadores da educação, assim como a pressão dos donos de escolas e de universidades privadas para que seja autorizado o retorno das aulas presenciais, em todas as esferas. 

Saiba Mais
 Aos/Às colegas servidores e servidoras, com todo respeito, sobre as ações do SINASEFE e nossos desafios

Aos/Às colegas servidores e servidoras, com todo respeito, sobre as ações do SINASEFE e nossos desafios

Os servidores e as servidoras do IFMT são exemplos para muitas instituições. Mesmo em condições adversas, estão produzindo máscaras, álcool, lavatórios e dando uma aula de solidariedade. Tenho orgulho de fazer parte dessa instituição quando ela demonstra sua conexão, e seu compromisso, com a sociedade. 

Saiba Mais
Programa Conversa de Classe estreia no Youtube

Programa Conversa de Classe estreia no Youtube

O programa “Conversa de Classe”, produzido pelo SINASEFE/MT, estreou no Youtube na última quarta-feira (13). Idealizado por representantes do sindicato como um programa de entrevista presencial, teve de ser remodelado para o formato de live por conta da pandemia de covid-19.

 

Saiba Mais
Profissionais de enfermagem são homenageados em protesto no centro de Cuiabá

Profissionais de enfermagem são homenageados em protesto no centro de Cuiabá

A homenagem em forma de protesto espalhou cruzes pelo canteiro central da av. da Prainha e distribuiu 500 máscaras de tecido na região central de Cuiabá durante o começo desta manhã e foi transmitida ao vivo pela página do SINASEFE/MT no Facebook

Saiba Mais
Live do sindicato vai abordar os desafios da escola em tempos de pandemia

Live do sindicato vai abordar os desafios da escola em tempos de pandemia

O SINASEFE/MT vai promover na próxima quarta-feira (13), às 18h, horário de Mato Grosso, uma live com o professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás, Luiz Dourado. O tema a ser debatido será “Educação a distância ou distantes da educação? Os desafios da escola em tempos de pandemia”.  

Saiba Mais

HOME / NOTÍCIAS

Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2019, 10h07   (Atualizada 29/11/2019 às 10:07)

Assembleia Geral é realizada no campus Alta Floresta e servidores debatem adoecimento coletivo e ponto eletrônico

POR NENHUM DIREITO A MENOS
Na última terça-feira, 26 de novembro, os servidores do campus de Alta Floresta reunidos em Assembleia Geral, conforme o Edital 80/2019, debateram as condições de trabalho, inconsistências do ponto eletrônico e a necessidade de contratação de professores.
 
O SINASEFE-MT, representado por duas diretoras e por sua assessora jurídica, esteve presente, reafirmando o compromisso na defesa dos direitos dos trabalhadores.
 
Foram prestados os devidos esclarecimentos sobre o Ponto Eletrônico e apresentadas as ações traçadas que objetivam a retirada desse mecanismo ineficiente de controle de frequência, sendo, a primeira delas, a coleta das inconsistências para, juntamente com as demais seções sindicais do Estado, questionar juridicamente à inoperância do ponto no IFMT. É preciso ressaltar que as ações jurídicas são apenas uma ferramenta da nossa luta, já que construir ações de enfrentamento político e mobilização permanente contra essa medida da gestão, que desrespeita diretamente o servidor, seja ele professor ou técnico, e até mesmo os estudantes, é uma maneira de preparar e unir os trabalhadores para novos enfrentamentos inevitáveis.
 
Outro ponto debatido foi a sobrecarga de trabalho docente devido ao adoecimento e a não realização de concurso públicos; os questionamentos publicamente apresentados apontam um número de trabalhadores inferior ao necessário, tanto de docentes quanto de técnicos, para atender as demandas do campus. Temos uma posição decidida e inequívoca quanto ao lado assumido, estaremos sempre do lado em que estiver o trabalhador, que, sabemos, é o lado mais frágil nas relações de trabalho. Juntamente com a nossa assessoria jurídica, não permitiremos que trabalhadores adoeçam vitimados pela precarização do trabalho e pelo assédio moral.
 
Trabalhador afastado por tratamento de saúde não deve repor os dias de sua licença, sem que haja previsão de hora extra. A reposição de aulas é um problema que deve ser resolvido pela gestão, não transferida para o trabalhador. Infelizmente, os gestores contribuem para piorar a saúde do trabalhador adoecido, que ao retornar de sua licença médica, se vê pressionado e submetido a exposições no trabalho.
 
Para nós do SINASEFE/MT, é sempre motivo de grande satisfação estar no chão de cada unidade do Instituto Federal de Mato Grosso, dialogando com cada trabalhador, levando segurança de não nos furtaremos à defesa dos seus interesses e, mais que isso, nos colocando lado a lado e sabendo que apenas a nossa luta conjunta e unitária poderá trazer conquistas.
 
É preciso ampliar nossas trincheiras de luta, organizar mais e melhor cada local de trabalho, Por Nenhum Direito A Menos.
Fonte: Assessoria

FOTOS DESTA NOTÍCIA

Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358-3171 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR