OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
SOBRE
HOME

SINASEFE/MT participa de ato contra o fechamento da EE Nilo Póvoas

SINASEFE/MT participa de ato contra o fechamento da EE Nilo Póvoas

Na tarde desta terça-feira (18), representantes do SINASEFE/MT estiveram presentes na manifestação em defesa da Escola Estadual Nilo Póvoas, em Cuiabá. O ato foi organizado pelos estudantes que estão há 9 dias ocupando o prédio da instituição com o intuito de fazer com que o governo do estado reveja a sua decisão de fechar a escola e transferi-los para outra unidade educacional.

Saiba Mais
Inscrições para delegado ou delegada da 162ª PLENA já estão abertas

Inscrições para delegado ou delegada da 162ª PLENA já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para delegado ou delegada de base para a 162ª Plenária Nacional do SINASEFE que será realizada nos dias 14 e 15 de março, em Brasília.

 

Saiba Mais
É hora de abrir a discussão institucional do Future-se no IFMT e apontar as mazelas do programa

É hora de abrir a discussão institucional do Future-se no IFMT e apontar as mazelas do programa

Nesses últimos seis meses, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT), através dos seus representantes eleitos pela comunidade, Reitor e Diretores, não realizaram a apresentação do projeto e nem a discussão institucional da adesão ou não ao Programa com a comunidade educacional, destoando das práticas democráticas ocorridas na maioria das Instituições Federais de Ensino (IFES). 

Saiba Mais
Curso

Curso "Como Funciona a Sociedade" será ministrado no campus Bela Vista

"(...) O hospedeiro está morrendo. O cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático. Não dá mais, a população não quer isso".

Saiba Mais
Professora do IFMT lança coletânea em co-autoria com outros 12 autores

Professora do IFMT lança coletânea em co-autoria com outros 12 autores

A professora Stela Perné Santos, lotada no campus Pontes e Lacerda, é uma das autoras do livro “Lacunas” organizado por Alexandre Fonseca em parceria com Geovanne Albuquerque. A obra é resultado de um trabalho conjunto de 13 autores, todos com alguma deficiência, que contam em seus capítulos histórias sobre pessoas com deficiência e sua interação com o meio social.

Saiba Mais

HOME / NOTÍCIAS

Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 16h33   (Atualizada 13/11/2019 às 16:33)

SINASEFE/MT promove ciclo palestras e debates em alusão ao Dia da Consciência Negra

CONSCIÊNCIA NEGRA

O SINASEFE/MT, através da Comissão de Mobilização Permanente – Campus Bela Vista, realiza nos próximos dias 18 e 19 de novembro no auditório do campus, o evento “Palmares somos todxs nós” para comemorar e promover a reflexão sobre o Dia da Consciência Negra.

 

Na programação estão previstas a realização de palestras e debates que devem contribuir com a formação do pensamento crítico dos participantes. O evento é gratuito e aberto ao público.

 

Na segunda-feira (18), a partir das 8h, Felipe Carias vai ministrar a palestra “Violência e Racismo Estrutural”.  À noite, às 19h, Marilane Alves Costa entra em cena com a palestra “População Negra e Lutas de Classes”.

 

Já na terça (19), às 8h, Rodivaldo Ribeiro apresenta “Orgulho Preto e a Segunda Etapa da Abolição — Um Paralelo Entre a Revolução no Haiti e o Racismo Estrutural no Brasil”, às 9h30, Rodolfo Rodrigues expõe um panorama sobre “Movimento Negro e Movimento Estudantil”. À tarde, às 15h30, Naiana Gonçalves contempla o “Feminismo Negro”. Para fechar, às 16h30, será realizado o Slam Capim Xeroso com intervenções musicais. Ao longo de toda programação, os estudantes também terão espaço para realizar intervenções poéticas.

 

De acordo com Paulo Pimentel, professor do campus Bela Vista, “para nós, a Semana da Consciência Negra é muito mais do que uma comemoração. Neste momento, fundamental ao pensamento democrático, é possível conhecer a nossa história e, profundamente, pensar o Brasil atual e as ações necessárias à construção futura de nossas identidades”.

 

O professor ainda diz “por este motivo, Palmares, em confluência com todxs nós, é uma escolha ética. Refletir sobre as resistências histórias de negras e negros traça as estratégias fundantes de pensamentos e ações em uma sociedade mais justa, democrática e plural”.

 

E conclui com um convite “nesta Semana da Consciência Negra, convidamos a todas e todos para, num primeiro momento, recordar que o sangue negro já esteve nas mãos do Brasil. Convidamos, também, para o despertar, urgente e necessário, da consciência de que este sangue, hoje, está em nossas veias e em nossas almas e, por isto, em união, como nossos ancestrais, somos mais fortes, no presente e no futuro”.

 

Fonte: Assessoria

FOTOS DESTA NOTÍCIA

Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358-3171 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR