OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
SOBRE
HOME

STF proíbe a redução salarial de servidores

STF proíbe a redução salarial de servidores

Na última quarta-feira (24), o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucionalidade ao dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal que permitia à Administração Pública reduzir salários e jornada de trabalho dos servidores públicos. 

Saiba Mais
Racismo, branquitude, capitalismo dependente e fascismo são debatidos no Conversa de Classe

Racismo, branquitude, capitalismo dependente e fascismo são debatidos no Conversa de Classe

Diante dos recentes acontecimentos de violência policial sofridas por pessoas negras a nível nacional e mundial, se fez necessário debater ainda mais o racismo. 

Saiba Mais
Nota de Repúdio

Nota de Repúdio

A Frente Popular em Defesa do Serviço Público e de Solidariedade ao Enfrentamento à Covid-19 manifesta seu mais profundo repúdio à ação difamatória e de assédio moral coletivo da Prefeitura de Cuiabá que, a pretexto de realizar vistoria, violou os armários dos trabalhadores no Hospital de Referência para Covid-19 e os expôs a situação vexatória com acusações não comprovadas de retenção de EPI e extravio de forma ilícita, de forma vertical aplicando penalidades.

Saiba Mais
Conversa de Classe debate o racismo na próxima terça-feira (23)

Conversa de Classe debate o racismo na próxima terça-feira (23)

O próximo tema a ser debatido pelo projeto Conversa de Classe é o RACISMO. O tema é tão extenso que decidimos dividi-lo em 2 lives: a primeira será sobre "Racismo, branquitude, capitalismo dependente e 'fascismo nosso de cada dia'" e acontece na próxima terça (23), às 19h (horário de Mato Grosso) e 20h (horário de Brasília).

Saiba Mais
Projeto de extensão promove debates online durante a quarentena

Projeto de extensão promove debates online durante a quarentena

Uma iniciativa de servidores e estudantes do IFMT – campus São Vicente está gerando impactos positivos neste período de quarentena, isolamento social e suspensão das atividades presenciais nas unidades de ensino de todo o país.

Saiba Mais

HOME / NOTÍCIAS

Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 16h33   (Atualizada 13/11/2019 às 16:33)

SINASEFE/MT promove ciclo palestras e debates em alusão ao Dia da Consciência Negra

CONSCIÊNCIA NEGRA

O SINASEFE/MT, através da Comissão de Mobilização Permanente – Campus Bela Vista, realiza nos próximos dias 18 e 19 de novembro no auditório do campus, o evento “Palmares somos todxs nós” para comemorar e promover a reflexão sobre o Dia da Consciência Negra.

 

Na programação estão previstas a realização de palestras e debates que devem contribuir com a formação do pensamento crítico dos participantes. O evento é gratuito e aberto ao público.

 

Na segunda-feira (18), a partir das 8h, Felipe Carias vai ministrar a palestra “Violência e Racismo Estrutural”.  À noite, às 19h, Marilane Alves Costa entra em cena com a palestra “População Negra e Lutas de Classes”.

 

Já na terça (19), às 8h, Rodivaldo Ribeiro apresenta “Orgulho Preto e a Segunda Etapa da Abolição — Um Paralelo Entre a Revolução no Haiti e o Racismo Estrutural no Brasil”, às 9h30, Rodolfo Rodrigues expõe um panorama sobre “Movimento Negro e Movimento Estudantil”. À tarde, às 15h30, Naiana Gonçalves contempla o “Feminismo Negro”. Para fechar, às 16h30, será realizado o Slam Capim Xeroso com intervenções musicais. Ao longo de toda programação, os estudantes também terão espaço para realizar intervenções poéticas.

 

De acordo com Paulo Pimentel, professor do campus Bela Vista, “para nós, a Semana da Consciência Negra é muito mais do que uma comemoração. Neste momento, fundamental ao pensamento democrático, é possível conhecer a nossa história e, profundamente, pensar o Brasil atual e as ações necessárias à construção futura de nossas identidades”.

 

O professor ainda diz “por este motivo, Palmares, em confluência com todxs nós, é uma escolha ética. Refletir sobre as resistências histórias de negras e negros traça as estratégias fundantes de pensamentos e ações em uma sociedade mais justa, democrática e plural”.

 

E conclui com um convite “nesta Semana da Consciência Negra, convidamos a todas e todos para, num primeiro momento, recordar que o sangue negro já esteve nas mãos do Brasil. Convidamos, também, para o despertar, urgente e necessário, da consciência de que este sangue, hoje, está em nossas veias e em nossas almas e, por isto, em união, como nossos ancestrais, somos mais fortes, no presente e no futuro”.

 

Fonte: Assessoria

FOTOS DESTA NOTÍCIA

Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358-3171 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR