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SINASEFE-MT solicita informações aos diretores de ensino e à reitoria sobre condições de acesso às tecnologias durante a implementação do Regime de Exercício Domiciliar (RED)

SINASEFE-MT solicita informações aos diretores de ensino e à reitoria sobre condições de acesso às tecnologias durante a implementação do Regime de Exercício Domiciliar (RED)

A defesa da educação pública, gratuita e de qualidade é princípio inegociável para estudantes, trabalhadores e pesquisadores que defendem a educação enquanto um direito social. No contexto brasileiro de políticas neoliberais, com redução do investimento na educação e aumento da precarização do trabalho, é preciso lutar pela permanência dos direitos conquistados e buscar avançar nas lutas sociais. 

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Pela vida, dizemos NÃO ao retorno das aulas

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Com o aumento de casos de CoViD-19 em todo o estado de Mato Grosso e no restante do país, aumentam as angústias de estudantes e trabalhadores da educação, assim como a pressão dos donos de escolas e de universidades privadas para que seja autorizado o retorno das aulas presenciais, em todas as esferas. 

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 Aos/Às colegas servidores e servidoras, com todo respeito, sobre as ações do SINASEFE e nossos desafios

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Os servidores e as servidoras do IFMT são exemplos para muitas instituições. Mesmo em condições adversas, estão produzindo máscaras, álcool, lavatórios e dando uma aula de solidariedade. Tenho orgulho de fazer parte dessa instituição quando ela demonstra sua conexão, e seu compromisso, com a sociedade. 

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Programa Conversa de Classe estreia no Youtube

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O programa “Conversa de Classe”, produzido pelo SINASEFE/MT, estreou no Youtube na última quarta-feira (13). Idealizado por representantes do sindicato como um programa de entrevista presencial, teve de ser remodelado para o formato de live por conta da pandemia de covid-19.

 

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Profissionais de enfermagem são homenageados em protesto no centro de Cuiabá

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A homenagem em forma de protesto espalhou cruzes pelo canteiro central da av. da Prainha e distribuiu 500 máscaras de tecido na região central de Cuiabá durante o começo desta manhã e foi transmitida ao vivo pela página do SINASEFE/MT no Facebook

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Live do sindicato vai abordar os desafios da escola em tempos de pandemia

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O SINASEFE/MT vai promover na próxima quarta-feira (13), às 18h, horário de Mato Grosso, uma live com o professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás, Luiz Dourado. O tema a ser debatido será “Educação a distância ou distantes da educação? Os desafios da escola em tempos de pandemia”.  

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Quinta-Feira, 05 de Setembro de 2019, 16h09   (Atualizada 05/09/2019 às 16:09)

Programa que incentiva capital privado em instituições federais de ensino é debatido no IFMT

FUTURE-SE

Os servidores do Instituto Federal Mato Grosso participaram na última segunda (03), no campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva de uma palestra que apresentou um panorama do “Future-se”, programa do Ministério da Educação que incentiva institutos e universidades federais a captarem suas próprias receitas, ou seja, estimula a criação de parcerias público-privadas em instituições federais de ensino superior.

 

O tema foi abordado sob diferentes olhares por três palestrantes: Lélica Lacerda, coordenadora de comunicação da Associação de Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat) e docente do Departamento de Serviço Social, Camila Marques, coordenadora geral do SINASEFE Nacional e professora de Sociologia e Eliana Siqueira, membro do Fórum Permanente em Saúde Pública e médica pediatra da Saúde da Família e Comunidade.

 

A professora Lélica, mostrou aos presentes como a Reforma da Previdência vai impactar a vida dos trabalhadores e como o modelo previdenciário baseado em trabalho precarizado inviabiliza a aposentadoria dos assalariados. “A exploração da mão-de-obra e desmonte das políticas públicas de Seguridade Social e Educação estão voltadas para beneficiar o Capital, isso piora as condições de vida e de trabalho”, disse.

 

Outro ponto abordado foi a militarização e privatização das instituições de ensino superior. A professora Camila Marques fez um estudo do programa proposto pelo Ministério da Educação (MEC) e apontou que o Future-se é, na verdade, o “Privatize-se”. Além de trazer a lógica da educação privada à educação pública, o futuro dos campus está nas mãos as corporações que irão decidir se investem capital naquela instituição de ensino ou não. “A educação e a pesquisa estarão voltados aos interesses dessas empresas, vamos trabalhar literalmente no campus Monsanto ou MRV, já que a proposta do MEC deixa claro que o nome das instituições poderá ser alterado. Também pode acontecer dos recursos públicos serem transferidos para milícias”, enfatizou.

 

O desastre das Organizações Sociais na Administração Pública foi exposto pela médica Eliana. A Saúde de Mato Grosso já experimentou o gosto amargo de ter 4 hospitais regionais administrados por uma OSS (Organização Social da Saúde). Em 2012, sob a gestão do Instituto Social Fibra, o Hospital Regional Antônio Fontes, em Cáceres, recebeu mais de R$ 37,5 milhões de reais do governo estadual e produziu apenas R$ 4,3 milhões em cirurgias e consultas, por exemplo.

 

“A diferença entre o quanto foi repassado pelo Estado e quanto a OSS gastou nunca foi explicada pela instituição. O Sindicato dos Médicos entrou com ação, tramitou em várias esferas e no fim, depois da Justiça ter declinado competência para o Ministério Público Estadual, o objeto da ação já havia sido extinto, uma vez que o Estado havia retomado a administração dos hospitais. As OSS’s pegaram os hospitais novos e totalmente equipados e devolveram sucateados”, explicou Eliana.

 

Diante da péssima experiência de Organizações Sociais administrando a Saúde, os servidores ficaram ainda mais preocupados com os rumos do Future-se na Educação. A palestra foi gravada na íntegra e em poucos dias será disponibilizada para visualização no canal do Youtube do SINASEFE/MT.

 

Fonte: Assessoria
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