OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
Quem somos
HOME

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

Servidores e servidoras do IFMT participam de Ato Unificado de Greve da Educação

O ato, ocorrido dia 11 de abril, foi uma realização do SINASEFE Seção Mato Grosso, FASUBRA, ANDES, ADUFMAT e SINTUF-MT

Saiba Mais
Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia Geral do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva será nesta terça, dia 16 de abril, às 9h, presencial

Assembleia será realizada na Sala de Projeções do Campus. Acesse aqui o Edital de Convocação na íntegra

Saiba Mais
Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Sinasefe MT convoca Assembleia Geral para segunda, dia 15 de abril, às 9h, Online

Assembleia deliberará sobre Termo de Compromisso do Governo e elegerá Delegados para 189ª PLENA e representante estadual para Comando de Greve Nacional

Saiba Mais
Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Sinasefe Mato Grosso aprova Deflagração de Greve no IFMT por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril

Servidores e servidoras do IFMT reivindicam a reestruturação das carreiras de docentes e técnicos-administrativos além da correção de perdas inflacionárias, revogação de medidas e recomposição orçamentária do Instituto Federal

Saiba Mais
Assembleia Geral para Deflagração de Greve no IFMT será nesta segunda, dia 01 de abril às 15h

Assembleia Geral para Deflagração de Greve no IFMT será nesta segunda, dia 01 de abril às 15h

Assembleia será realizada em modo Presencial simultaneamente em todos os Campi do IFMT

Saiba Mais

HOME / Noticias

Quinta-Feira, 05 de Setembro de 2019, 16h09   (Atualizada 05/09/2019 às 16:09)

Programa que incentiva capital privado em instituições federais de ensino é debatido no IFMT

FUTURE-SE

Os servidores do Instituto Federal Mato Grosso participaram na última segunda (03), no campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva de uma palestra que apresentou um panorama do “Future-se”, programa do Ministério da Educação que incentiva institutos e universidades federais a captarem suas próprias receitas, ou seja, estimula a criação de parcerias público-privadas em instituições federais de ensino superior.

 

O tema foi abordado sob diferentes olhares por três palestrantes: Lélica Lacerda, coordenadora de comunicação da Associação de Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat) e docente do Departamento de Serviço Social, Camila Marques, coordenadora geral do SINASEFE Nacional e professora de Sociologia e Eliana Siqueira, membro do Fórum Permanente em Saúde Pública e médica pediatra da Saúde da Família e Comunidade.

 

A professora Lélica, mostrou aos presentes como a Reforma da Previdência vai impactar a vida dos trabalhadores e como o modelo previdenciário baseado em trabalho precarizado inviabiliza a aposentadoria dos assalariados. “A exploração da mão-de-obra e desmonte das políticas públicas de Seguridade Social e Educação estão voltadas para beneficiar o Capital, isso piora as condições de vida e de trabalho”, disse.

 

Outro ponto abordado foi a militarização e privatização das instituições de ensino superior. A professora Camila Marques fez um estudo do programa proposto pelo Ministério da Educação (MEC) e apontou que o Future-se é, na verdade, o “Privatize-se”. Além de trazer a lógica da educação privada à educação pública, o futuro dos campus está nas mãos as corporações que irão decidir se investem capital naquela instituição de ensino ou não. “A educação e a pesquisa estarão voltados aos interesses dessas empresas, vamos trabalhar literalmente no campus Monsanto ou MRV, já que a proposta do MEC deixa claro que o nome das instituições poderá ser alterado. Também pode acontecer dos recursos públicos serem transferidos para milícias”, enfatizou.

 

O desastre das Organizações Sociais na Administração Pública foi exposto pela médica Eliana. A Saúde de Mato Grosso já experimentou o gosto amargo de ter 4 hospitais regionais administrados por uma OSS (Organização Social da Saúde). Em 2012, sob a gestão do Instituto Social Fibra, o Hospital Regional Antônio Fontes, em Cáceres, recebeu mais de R$ 37,5 milhões de reais do governo estadual e produziu apenas R$ 4,3 milhões em cirurgias e consultas, por exemplo.

 

“A diferença entre o quanto foi repassado pelo Estado e quanto a OSS gastou nunca foi explicada pela instituição. O Sindicato dos Médicos entrou com ação, tramitou em várias esferas e no fim, depois da Justiça ter declinado competência para o Ministério Público Estadual, o objeto da ação já havia sido extinto, uma vez que o Estado havia retomado a administração dos hospitais. As OSS’s pegaram os hospitais novos e totalmente equipados e devolveram sucateados”, explicou Eliana.

 

Diante da péssima experiência de Organizações Sociais administrando a Saúde, os servidores ficaram ainda mais preocupados com os rumos do Future-se na Educação. A palestra foi gravada na íntegra e em poucos dias será disponibilizada para visualização no canal do Youtube do SINASEFE/MT.

 

Fonte: Assessoria
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358 9440 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR