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SINASEFE-MT solicita informações aos diretores de ensino e à reitoria sobre condições de acesso às tecnologias durante a implementação do Regime de Exercício Domiciliar (RED)

SINASEFE-MT solicita informações aos diretores de ensino e à reitoria sobre condições de acesso às tecnologias durante a implementação do Regime de Exercício Domiciliar (RED)

A defesa da educação pública, gratuita e de qualidade é princípio inegociável para estudantes, trabalhadores e pesquisadores que defendem a educação enquanto um direito social. No contexto brasileiro de políticas neoliberais, com redução do investimento na educação e aumento da precarização do trabalho, é preciso lutar pela permanência dos direitos conquistados e buscar avançar nas lutas sociais. 

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Pela vida, dizemos NÃO ao retorno das aulas

Pela vida, dizemos NÃO ao retorno das aulas

Com o aumento de casos de CoViD-19 em todo o estado de Mato Grosso e no restante do país, aumentam as angústias de estudantes e trabalhadores da educação, assim como a pressão dos donos de escolas e de universidades privadas para que seja autorizado o retorno das aulas presenciais, em todas as esferas. 

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 Aos/Às colegas servidores e servidoras, com todo respeito, sobre as ações do SINASEFE e nossos desafios

Aos/Às colegas servidores e servidoras, com todo respeito, sobre as ações do SINASEFE e nossos desafios

Os servidores e as servidoras do IFMT são exemplos para muitas instituições. Mesmo em condições adversas, estão produzindo máscaras, álcool, lavatórios e dando uma aula de solidariedade. Tenho orgulho de fazer parte dessa instituição quando ela demonstra sua conexão, e seu compromisso, com a sociedade. 

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Programa Conversa de Classe estreia no Youtube

Programa Conversa de Classe estreia no Youtube

O programa “Conversa de Classe”, produzido pelo SINASEFE/MT, estreou no Youtube na última quarta-feira (13). Idealizado por representantes do sindicato como um programa de entrevista presencial, teve de ser remodelado para o formato de live por conta da pandemia de covid-19.

 

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Profissionais de enfermagem são homenageados em protesto no centro de Cuiabá

Profissionais de enfermagem são homenageados em protesto no centro de Cuiabá

A homenagem em forma de protesto espalhou cruzes pelo canteiro central da av. da Prainha e distribuiu 500 máscaras de tecido na região central de Cuiabá durante o começo desta manhã e foi transmitida ao vivo pela página do SINASEFE/MT no Facebook

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Live do sindicato vai abordar os desafios da escola em tempos de pandemia

Live do sindicato vai abordar os desafios da escola em tempos de pandemia

O SINASEFE/MT vai promover na próxima quarta-feira (13), às 18h, horário de Mato Grosso, uma live com o professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás, Luiz Dourado. O tema a ser debatido será “Educação a distância ou distantes da educação? Os desafios da escola em tempos de pandemia”.  

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Terça-Feira, 27 de Agosto de 2019, 02h05   (Atualizada 27/08/2019 às 02:05)

Servidores do campus Bela Vista lançam nota de repúdio

PROGRAMA FUTURE-SE

Os servidores do Campus Bela Vista construíram uma nota de repúdio ao Programa Future-se, proposto pelo Governo Federal. No documento, professores e técnicos-administrativos elencam os prejuízos que, caso seja implantado na Rede Federal de Ensino, o programa deve acarretar à Educação Brasileira.

 

O SINASEFE/MT realizou uma rodada de assembleias pelos campus do Instituto Federal de Mato Grosso e uma das pautas foi a reflexão e debate acerca do programa que visa inserir capital privado nas Instituições de Ensino Superior do país. Durante as assembleias realizadas ficou clara a preocupação dos servidores em relação aos futuros investimentos no setor.

 

Leia a nota na íntegra:

 

 

NOTA DE REPÚDIO

As trabalhadoras e os trabalhadores da educação do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá Bela Vista, a partir de deliberação em Assembleia Geral (Edital 064/2019), reuniram-se, extraordinariamente, no dia 13/08/2019, com o intuito de aprofundar os conhecimentos sobre o Programa FUTURE-SE, proposto pelo Governo Federal, entendem que:

 

  1. Há um ataque aos fundamentos garantidos pelo artigo 207, da Constituição Federal, que garante às Instituições de Ensino, público e gratuito, a autonomia do Ensino, Pesquisa e Extensão. Pelo FUTURE-SE, as universidades e os institutos reduzem-se a captadores de recursos em prol do interesse privado;
  2. Existe um interesse do governo em isentar o Estado de cumprir sua obrigação constitucional de financiar a educação pública e gratuita, que constitui uma das devolutivas sociais da arrecadação de impostos;
  3. O documento apresentado à consulta é excessivamente vago em relação às atribuições, competências e limites das Organizações Sociais (OS´s). O FUTURE-SE, tal como está posto para consulta, constitui-se como um “cheque assinado em branco” dado ao governo e ao setor privado;
  4. O contingenciamento implementado pelo governo nas instituições de ensino precariza a educação pública de modo a forçar a adesão das universidades e dos institutos ao programa;
  5.  A adesão ao FUTURE-SE não soluciona os problemas oriundos da falta de investimentos públicos na educação.

 

Em suma, nossa análise é de que o Programa FUTURE-SE não trará nenhum benefício à educação pública, comprometendo direitos constitucionais básicos e, consequentemente, repercutindo em uma sociedade desigual, com prejuízos incalculáveis ao Brasil.

Fonte: Assessoria
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