OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
SOBRE
HOME

Semana de Combate ao Assédio Moral aborda saúde e adoecimento no trabalho e reforça a luta e os laços de solidariedade

Semana de Combate ao Assédio Moral aborda saúde e adoecimento no trabalho e reforça a luta e os laços de solidariedade

O ponto central da campanha foi a prevenção da ocorrência dos assédios por meio de palestra formativa e educativa e, para abordá-lo, recebemos como convidado o professor dr. Nilson Berenchtein Netto, da Universidade Federal de Uberlândia. 

Saiba Mais
SINASEFE ajuiza ação contra extinção de FGs

SINASEFE ajuiza ação contra extinção de FGs

Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do SINASEFE ajuizou no dia 19 de setembro a Ação Civil Pública nº 1027521-53.2019.4.01.3400, distribuída para 8ª Vara Federal de Brasília-DF, contra o Decreto nº 9725/2019.

Saiba Mais
Live sobre Militarização da Educação

Live sobre Militarização da Educação

O SINASEFE Nacional promoveu no último dia 18 de setembro, em sua fanpage no Facebook, uma transmissão ao vivo que debateu os projetos de Militarização da Educação em curso no país e seus efeitos negativos à qualidade e à liberdade do Ensino.

Saiba Mais
Uma foto que mostra o que é a uberização do trabalho

Uma foto que mostra o que é a uberização do trabalho

Tá achando que motorista do Uber é “empresário” ou o guri de bicicleta leva comida nas costas é “empreendedor”? A foto mostra o que significa o uso das tecnologias para aumentar a exploração sobre o povo. 

Saiba Mais
Seções sindicais pedem à Reitoria esclarecimentos sobre a situação financeira do IFMT e cobram diálogo a respeito do Future-se

Seções sindicais pedem à Reitoria esclarecimentos sobre a situação financeira do IFMT e cobram diálogo a respeito do Future-se

Todas as seções sindicais do SINASEFE em Mato Grosso protocolaram um ofício solicitando informações precisas sobre a atual situação orçamentária do IFMT, tanto em âmbito geral quanto nas particularidades de cada campus. O documento também cobra da Reitoria a realização de audiências públicas para promover o amplo debate a respeito do programa Future-se.

Saiba Mais

HOME / NOTÍCIAS

Segunda-Feira, 12 de Agosto de 2019, 19h07   (Atualizada 12/08/2019 às 19:07)

Sociedade civil organizada lança Frente em Defesa da Educação Pública

13/08

Amanhã (13), às 8h30, na sede da Associação de Professores da UFMT (Adufmat), representantes da sociedade civil organizada vão lançar a Frente em Defesa da Educação Pública de Mato Grosso. A Frente é uma organização de iniciativa popular que reúne os mais diversos movimentos sociais, sindicatos, centros acadêmicos, grêmios estudantis, coletivos de mulheres e associações, que têm como objetivo comum a incansável e ininterrupta defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, nas três esferas governamentais: municipal, estadual e federal.

 

As diversas instituições vêm, ao longo do tempo, fazendo lutas, como a que assistimos nesses mais de 70 dias, dos trabalhadores da rede estadual. A fragmentação das lutas, pensamos, acaba por fragilizar as categorias e é por essa razão que nos reunimos, pretendendo dar unidade à luta, fortalecendo assim os movimentos, alinhando as estratégias, solidarizando-nos enquanto classe trabalhadora. As políticas que vêm sendo impostas pelos governos municipais, estaduais e federal, precarizam o trabalho e condenam os filhos e filhas dos trabalhadores à uma educação que os mantêm na condição de mão-de-obra super explorada, sem perspectiva de participação nas decisões políticas, incapazes do pensamento crítico e impossibilitadas do acesso aos bens socialmente produzidos, seja para atender suas necessidades materiais, seja para ao acesso aos bens culturais, tão necessários à formação humana.  

 

Na coletiva de imprensa, durante o lançamento da Frente, será divulgado seu primeiro Manifesto, onde serão elencados os principais ataques à educação infantil, básica, tecnológica e universitária, além de sua plataforma de lutas unificadas, levando aos trabalhadores o esclarecimento sobre os cortes de recursos que se ampliam a cada dia, contrariando às afirmações governamentais que alegam remanejamento dos recursos para atender a educação infantil e básica. 

 

Em sua primeira reunião de organização, realizada na última quarta-feira (07), participaram os representantes do SINASEFE/MT, Adufmat, SINTUF-MT, UNE-MT, DCE UFMT-Cuiabá, Unidade Classista, MST, Fórum Permanente de Saúde e também professores da rede municipal de Várzea Grande.

 

Para Leandro Viana de Almeida, coordenador do SINASEFE/MT, “o objetivo é resistir frente ao desmonte da educação pública, à retirada de direitos tanto da educação infantil quanto da pós-graduação. O projeto inicial do Future-se pretende alterar 16 leis da educação nacional brasileira e nós entendemos que esse é um retrocesso enorme para a constituição da educação enquanto direito social”.

 

Já para Lélica Lacerda, coordenadora de comunicação da Adufmat, o Brasil está em um processo acelerado de precarização da educação. “Nós sabemos, pela referência histórica, que todo país que destruiu a educação se destruiu enquanto país, porque um país para ser soberano, é necessário se investir massivamente em educação. Por isso, nesse momento em que o país corta 30% dos recursos das universidades federais, 47% dos recursos da educação básica, nós constituirmos uma frente e fazer com que o dia 13 de agosto não seja somente um dia de agitação pontual, mas o dia de lançamento de uma frente que promete uma luta contínua, esse é um movimento que nos dá bastante esperança de que nós vamos sair vitoriosos, já que a Educação vai derrotar o autoritarismo”.

 

A médica Eliana Siqueira, membro do Fórum Permanente de Saúde, alerta sobre os perigos do Future-se. “. Uma educação frágil, voltada pro interesse da iniciativa privada, como quer o Future-se, onde grandes empresários vão ditar as cartas pra educação pública, significa que daqui a pouco não teremos ninguém para cuidar dos indígenas, quilombolas e todo o restante da população marginalizada”.

Fonte: Assessoria

FOTOS DESTA NOTÍCIA

Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358-3171 - (65) 99234-1887.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR