OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
SOBRE
HOME

SINASEFE/MT convoca servidores para participar de Assembleia Geral

SINASEFE/MT convoca servidores para participar de Assembleia Geral

Entre as pautas a serem debatidas está a  nova eleição para Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Sinasefe Seção MT e a eleição de uma comissão de ética para apurar a denúncia da assembleia do dia 02/04/2018.

Saiba Mais
Servidores do IFMT participam da 155ª Plenária do SINASEFE

Servidores do IFMT participam da 155ª Plenária do SINASEFE

Na pauta do encontro, estiveram presentes debates sobre gênero, revogação da reforma do Ensino Médio, luta contra a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conjuntura política e suas implicações para os servidores públicos.

Saiba Mais
12 anos da Lei Maria da Penha: Brasil ainda é o 5º no ranking da violência contra as mulheres

12 anos da Lei Maria da Penha: Brasil ainda é o 5º no ranking da violência contra as mulheres

Em 2001, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH/OEA) condenou o Brasil por omissão, negligência e tolerância em relação a crimes contra os direitos humanos das mulheres.

Saiba Mais
Cortes feitos pelo governo Temer no Orçamento ameaçam paralisar bolsas e pesquisas da Capes

Cortes feitos pelo governo Temer no Orçamento ameaçam paralisar bolsas e pesquisas da Capes

Em nota divulgada na quarta-feira (1), a Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) fez um alerta preocupante: os cortes no Orçamento da União de 2019, feitos pelo governo Temer, vão paralisar a concessão de bolsas de estudo e a pesquisa científica no país.

Saiba Mais
Foco da 155ª Plenária Nacional do SINASEFE será o fortalecimento da Rede Federal de Ensino

Foco da 155ª Plenária Nacional do SINASEFE será o fortalecimento da Rede Federal de Ensino

Além do fortalecimento da rede, a 155ª PLENA ainda prevê debates sobre gênero, conjuntura, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aprovação das resoluções do 1º Encontro de Comunicação do SINASEFE.

Saiba Mais

HOME / NOTÍCIAS

Quarta-Feira, 23 de Maio de 2018, 21h05   (Atualizada 23/05/2018 às 21:05)

Filha de Olga, Anita Prestes realiza conferência e lançamento de livro em Cuiabá

JURA 2018

A historiadora Anita Leocádia Prestes, filha de Luis Carlos Prestes e Olga Benário, estará em Cuiabá no dia 30 de maio para lançar a obra Olga Benário Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo. O lançamento acontece no Centrou Cultural da UFMT às 19h, durante a Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA).

 

No livro, Anita Prestes relata o que Olga Benário viveu de 1936 até sua morte, em 1942, tendo como suporte as informações dos arquivos da Gestapo, polícia secreta do terceiro Reich alemã. A obra traz um relato sobre a deportação para a Alemanha e a vida na prisão e nos campos de concentração nazistas.

 

Anita nasceu na prisão feminina do Campo de Concentração de Barnimstrasse, na Alemanha, durante o período ditatorial de Hitler, sendo afastada de sua mãe com 14 meses de idade. No início da década de 1970, Anita exilou-se na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em agosto de 1972, foi indiciada em virtude da militância política, julgada em 1973 e condenada à pena de quatro anos e seis meses pelo Conselho Permanente de Justiça para o Exército. É graduada e mestre em química e doutora em história Universidade Federal Fluminense.

 

A JURA

 

A Jornada é um evento que tem como propósito colocar em discussão o projeto de Reforma Agrária e os temas que circundam essa questão nas áreas de humanas, saúde, agrárias, educação entre outras. A JURA teve início em 2014 com a participação de 40 Universidades e Institutos Federais. Atualmente, é realizada por mais de 50 universidades no Brasil.

 

Será o primeiro ano que a UFMT participará da JURA com uma programação multidisciplinar abordando temas que dizem respeito a terra, vida, saúde, educação, criminalização dos movimentos sociais e retrocessos na democracia e nas políticas sociais. Além da Conferência e o lançamento da obra de Anita Prestes, o evento reúne mesas redondas, oficinas, Feira, exposição e rodas de conversas. Além de Anita, realizam palestras, João Paulo Rodrigues do MST-SP e Gersem Baniwa, indígena do Povo Baniwa e professor da Universidade Federal do Amazonas.

Fonte: Assessoria
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358-3171 - (65) 99804-0518.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR