OUVIDORIA DO SINDICATO
CONTATO
SOBRE
HOME

Saiba como identificar e não se deixar enganar pelas mentiras e desinformação das “Fake News”

Saiba como identificar e não se deixar enganar pelas mentiras e desinformação das “Fake News”

Além da polarização política que marca as eleições deste ano no Brasil, estudiosos tem apontado que o uso das redes sociais e sua influência no processo eleitoral também é destaque. Mas, mais do que o uso dos aplicativos em si, o que chama a atenção é a disseminação indiscriminada de notícias falsas, as chamadas “Fake News”

Saiba Mais
Orientações sobre a Instrução Normativa nº 02/2018

Orientações sobre a Instrução Normativa nº 02/2018

Complementando as informações que disponibilizamos aqui em nosso site sobre os ataques contidos aos Servidores Públicos Federais (SPFs) dentro da Instrução Normativa nº 02/2018, trazemos um informe com orientações à categoria, redigido pela Assessoria e Pasta Jurídicas do SINASEFE NACIONAL.

Saiba Mais
Conselho Fiscal do SINASEFE MT aprova contas do sindicato

Conselho Fiscal do SINASEFE MT aprova contas do sindicato

No último mês, o Conselho Fiscal do SINASEFE MT, após reunião com o contador Marianderson dos Reis, aprovou a prestação de contas do sindicato.

Saiba Mais

Na última semana, a servidora Flávia Geane, coordenadora de formação política e sindical do SINASEFE/MT, fez plantão de base na sede do SINASEFE Nacional, em Brasília. Entre os dias 17 e 19 de setembro, Flávia e outros três servidores de institutos federais brasileiros foram os responsáveis pelas rotinas de trabalho realizadas no sindicato.

Saiba Mais
Membros da comissão eleitoral pedem renúncia

Membros da comissão eleitoral pedem renúncia

Os servidores Edson Nobre e Nelzi de Souza informaram a renúncia da função de integrante da Comissão Eleitoral, nesta segunda-feira (24). O único membro que continua no exercício do cargo é o servidor Rafael Viegas.

Saiba Mais

HOME / NOTÍCIAS

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018, 01h04   (Atualizada 25/01/2018 às 01:04)

Nota a respeito do julgamento do ex-presidente Lula

O SINASEFE NACIONAL, por meio dessa nota, vem se manifestar a respeito do julgamento do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que ocorre neste dia 24 de janeiro, nas dependências do TRF-4, em Porto Alegre-RS.

 

Em primeiro lugar, cumpre esclarecer que o SINASEFE NACIONAL, historicamente, se portou de forma independente de governos e partidos. Estamos entre os sindicatos que se colocaram, desde sua existência, independente de qualquer governo, na luta e na resistência. Mobilizamos intensamente contra as Reformas da Previdência atual e dos governos anteriores, assim como nos mantivemos firmes contra a Funpresp-Exe.

 

Portanto, se hoje escrevemos essa nota, não é por opinião ou posicionamento a favor de Lula ou de seu projeto eleitoral, escrevemos simplesmente porque não nos é indiferente um golpe de Estado e seu processo de continuidade. Não nos é indiferente que o Poder Judiciário esteja servindo, de forma tão mesquinha e descarada, aos interesses da coligação golpista.

 

Provas abundam de corrupção contra Michel Temer (PMDB) e, a despeito disso, segue ele na Presidência da República, impune, diante de duas denúncias gravíssimas e a caminho de ser livrado de uma terceira pelo mesmo Congresso que votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff em clima de festa.

 

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) chegou a ser afastado do cargo por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas foi mantido no cargo pelo plenário do mesmo Senado que chancelou o golpe contra a presidenta Dilma. Enquanto isso, o ex-presidente Lula está prestes a ser condenado em segunda instância num julgamento viciado, em que se ignora, de forma flagrante e cínica, as provas existentes em sua defesa e a fragilidade dos indícios contra ele, num processo em que os próprios juízes e seus assessores diretos se colocaram já sob suspeita e assumiram sua parcialidade em vários momentos.

 

Não nos surpreende que um Judiciário como esse seja célere em julgar o ex-presidente Lula, mantendo Aécio, Temer e seus amigos fora da cadeia, ao mesmo tempo em que age de maneira extremamente lenta para libertar o estudante Rafael Braga!

 

Mesmo declarando não ter qualquer ilusão numa eventual candidatura de Lula em 2018, e nem posicionamento oficial contra ou a favor da mesma, o SINASEFE NACIONAL, por meio desta nota, vem a público denunciar o complô golpista formado pelo conluio entre a grande mídia, o Judiciário, o Executivo e grande parte do Legislativo que, neste momento, tentam impedir o direito constitucional do ex-presidente Lula ser candidato.

 

Temos no seio de todos os ativistas que atuam no SINASEFE posições várias sobre o significado dos governos de Lula e Dilma, sobre o posicionamento políticos destes, sobre as eleições de 2018, sobre a participação nos atos dos dias 24 e 25, dentre vários outros temas.

 

Mas sobretudo temos posição comum contra medidas autoritárias e as restrições aos poucos espaços de democracia em nosso país. Somos unânimes na defesa das liberdades democráticas.

 

A tentativa de retirar Lula do processo eleitoral por meio de artifícios jurídicos, em um processo que carece de materialidade de provas, que infringe uma série de direitos democráticos, como o de ampla defesa, significam uma tentativa de estreitar ainda mais as parcas arestas democráticas do Estado brasileiro e representam um ataque a todos os movimentos sociais, aos sindicatos e à esquerda em geral. As instituições da limitada democracia burguesa querem restringir ainda mais o poder de decisão da maioria da população.

 

Em defesa das liberdades democráticas e o direito de Lula ser candidato!

Contra os ataques e as reformas de Temer!

Nenhum direito a menos!

 

Direção Nacional do SINASEFE

Fonte: Direção Nacional do SINASEFE
Voltar

COMENTAR A NOTÍCIA

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - MT
Rua Marechal Floriano Peixoto, 97. CEP: 78.005-210. Cuiabá-MT
(65) 3358-3171 - (65) 99804-0518.   CNPJ:03.658.820/0010-54.  sinasefemt@sinasefemt.org.br
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR